O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Congresso

Deputado pede retirada de Hugo Motta da presidência da Câmara

Maurício Marcon (Podemos-RS) usou redes sociais para defender substituição no comando da Casa

Otavio Augustopor Otavio Augusto em 12 de setembro de 2025
Presidente da Camara dos Deputados Hugo Motta REPUBLICANOS PB
Após condenação de Ramagem, bolsonarista cobra saída de Motta do comando da Câmara. Foto: Divulgação

Um dia após a condenação do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o deputado Maurício Marcon (Podemos-RS) defendeu publicamente a retirada de Hugo Motta (Republicanos-PB) da presidência da Câmara dos Deputados.

A manifestação ocorreu nas redes sociais. Em publicação no X, Marcon escreveu que já passou da hora de retirar Motta do cargo. A declaração foi feita ao compartilhar uma notícia de que o atual presidente da Câmara cumpria a decisão do STF sobre a perda do mandato de Ramagem, condenado a 16 anos de prisão e à cassação parlamentar.

O julgamento de Ramagem, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, também envolveu outros sete réus, incluindo o próprio ex-chefe do Executivo. A decisão da Corte abriu uma nova frente de pressão sobre Motta, que agora terá de lidar com a tramitação interna da perda de mandato.

Parlamentares do Centrão avaliam que a situação de Ramagem guarda semelhança com o caso da deputada Carla Zambelli (PL-SP). Por esse entendimento, caberia ao plenário da Câmara decidir sobre a cassação, e não apenas ao presidente da Casa. O impasse deve mobilizar as próximas sessões do Legislativo, em meio à tensão política intensificada após o julgamento.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também