O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Energia

Horário de verão pode voltar em 2026? Saiba posição do governo

MME considera geração solar e situação dos reservatórios em análise técnica

Otavio Augustopor Otavio Augusto em 18 de setembro de 2025
932887 horario de veraodsc 9697
Pasta afirma que condições atuais de energia garantem fornecimento até 2026. Foto: Divulgação

As discussões sobre a possível volta do horário de verão ganharam força nas redes sociais nos últimos dias. A medida, suspensa desde 2019, segue em análise pelo Ministério de Minas e Energia (MME). No entanto, o governo informou que, por ora, não há previsão de retomada.

Em nota, o MME destacou que a decisão está sendo avaliada de forma permanente. Além disso, a pasta ressaltou que a análise atual considera o comportamento do pico de demanda de energia, levando em conta a influência da geração solar e fotovoltaica.

O governo informou ainda que os reservatórios apresentam situação considerada normal. Sendo assim, o Sistema Interligado Nacional (SIN) se encontra em melhores condições do que no mesmo período do ano passado. A avaliação ocorre em meio ao período seco, quando a demanda energética tende a crescer.

O horário de verão tinha como função principal reduzir o consumo de energia elétrica nos horários de pico. Ao adiantar o relógio em determinadas regiões, a medida permitia que parte das atividades fosse concluída ainda durante o dia. Dessa forma, diminuía a necessidade do uso de equipamentos elétricos no início da noite.

A prática vigorava, entre outubro e fevereiro, em estados como Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio de Janeiro. Entretanto, em 2019, o governo suspendeu a medida após estudos apontarem que o efeito da economia de energia havia diminuído.

Em reunião realizada no último dia 10, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que há pleno atendimento de energia assegurado até fevereiro de 2026. O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) mantém acompanhamento constante do sistema e fornece subsídios para eventuais decisões.

Assim, apesar das especulações, não há indicativo de que o horário de verão será retomado em 202

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também