domingo, 16 de agosto de 2026
Congresso Nacional

STF dá 10 dias para Câmara explicar votação da PEC da Blindagem

Proposta foi aprovada em dois turnos e agora segue para análise do Senado

Otavio Augustopor Otavio Augusto em
STF dá 10 dias para Câmara explicar votação da PEC da Blindagem
Supremo exige informações sobre tramitação da PEC que limita investigações de parlamentares. Foto: Divulgação

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, determinou nesta quinta-feira (18/9) prazo de dez dias para que a Câmara dos Deputados apresente informações sobre a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 3/2021, conhecida como PEC da Blindagem. A decisão atende a um mandado de segurança protocolado pelo deputado federal Kim Kataguiri (União-SP).

A proposta foi aprovada pelos deputados em dois turnos nesta semana. No primeiro, realizado na terça-feira (16/9), o placar foi de 353 votos favoráveis, 134 contrários e uma abstenção. Já no segundo, o resultado registrou 344 votos a favor e 133 contra. No dia seguinte, os parlamentares concluíram a análise dos destaques. Assim, o texto segue agora para o Senado.

A PEC estabelece que qualquer investigação ou prisão de deputados e senadores dependerá de autorização prévia do Congresso Nacional. Além disso, determina que presidentes nacionais de partidos com representação no Parlamento sejam julgados diretamente pelo STF.

O texto aprovado prevê prazo de até 90 dias para que cada Casa Legislativa delibere sobre pedidos da Justiça. A autorização exige maioria simples. Na Câmara, são necessários ao menos 257 votos dos 513 deputados. No Senado, o mínimo é de 41 entre os 81 senadores.

A proposta prevê exceção apenas em casos de crime inafiançável ou flagrante. Nessas situações, a investigação pode ter início imediato. Ainda assim, a Casa respectiva deve ser comunicada em até 24 horas. Os autos são remetidos para votação secreta, em que os parlamentares decidem se mantêm ou não a prisão.

A tramitação da PEC ocorre em meio a tensões entre o Congresso e o Supremo. O texto é apontado como resultado de articulações do Centrão, grupo que reúne partidos de centro e direita. A movimentação ganhou força após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado e outros crimes. Entretanto, a proposta já vinha sendo discutida nos bastidores há alguns anos.

Com a decisão do STF, caberá à Câmara esclarecer os procedimentos adotados na votação. A análise do Senado será o próximo passo para a PEC avançar no processo legislativo.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

Colisão com ambulância mata mulher de 47 anos na Grande Goiânia

Tragédia no Trânsito

Colisão com ambulância mata mulher de 47 anos na Grande Goiânia

Ariadna Cristina Teodoro estava a caminho de casa quando sofreu o acidente em Santo Antônio de Goi�...
Eleitor tem poucos dias para solicitar voto em trânsito nas eleições de outubro; confira

Eleições 2026

Eleitor tem poucos dias para solicitar voto em trânsito nas eleições de outubro; confira

Pedido pode ser feito pela internet ou presencialmente; modalidade permite votar fora do domicílio ...
Colisão entre dois carros deixa um morto e dois feridos em Goiânia

Tragédia no Trânsito

Colisão entre dois carros deixa um morto e dois feridos em Goiânia

Vítima estava internada no Hugol desde quinta-feira (13); outras duas pessoas continuam hospitaliza...
Acidente com caminhão deixa um morto e quatro feridos na GO-338, em Pirenópolis

Tragédia

Acidente com caminhão deixa um morto e quatro feridos na GO-338, em Pirenópolis

Veículo saiu da pista durante uma descida, atingiu o guard-rail e caiu em uma ribanceira na manhã ...
Casal de Goiás é denunciado por tentativa de compra de bebê no Pará

Crime

Casal de Goiás é denunciado por tentativa de compra de bebê no Pará

Segundo o Ministério Público, dupla teria oferecido até R$ 1,5 mil pela criança e buscado famíl...
debates

OPINIÃO

Falta de debate elege desconhecidos e quem sofre é a população

Lula e Flávio empatam no quesito falta do confronto de ideias presidenciais, o governador Daniel ev...
Marido é suspeito de matar mulher e participa do velório da vítima em Iaciara

Feminicídio em Goiás

Marido é suspeito de matar mulher e participa do velório da vítima em Iaciara

Suspeito participou do velório de Eliane Alves dos Santos e ajudou a carregar o caixão antes de co...
Rotam apreende fuzil alemão durante abordagem na região norte de Goiânia

Crime

Rotam apreende fuzil alemão durante abordagem na região norte de Goiânia

Homem de 30 anos foi preso, após denúncia sobre entrega de armamento na capital