O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Vida

Hemu e Corpo de Bombeiros ampliam coleta domiciliar de leite materno em Goiás

Parceria no Projeto Amamentar, Bombeiros Nutrindo a Vida (Proama) facilita doação e garante alimento essencial a bebês

Eduarda Leitepor Eduarda Leite em 22 de setembro de 2025
imagem 2025 09 22 104220273
Hemu e Corpo de Bombeiros facilitam doação de leite materno em Goiás (Foto: SES)

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Estadual da Mulher (Hemu), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), facilita a doação de leite materno por meio do Projeto Amamentar, Bombeiros Nutrindo a Vida (Proama). A iniciativa permite que mães em Goiânia e Região Metropolitana façam doações sem sair de casa, com coleta feita por bombeiras treinadas.

Como funciona a coleta de leite materno

Segundo o Ministério da Saúde, um único frasco de leite humano pode alimentar até 10 bebês prematuros ou de baixo peso. Pelo Proama, as sargentos Beatriz Alves Ribeiro e Ronilde das Chagas Ramos realizam visitas semanais às residências das doadoras para recolher os frascos esterilizados com leite já coletado. No mesmo momento, entregam novos recipientes para a próxima doação.

As visitas acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, em diferentes turnos, de acordo com a demanda. Durante o atendimento, além da coleta, as bombeiras reforçam orientações de segurança e cuidados já repassados previamente pelo Banco de Leite Humano.

Apoio às mães e fortalecimento da rede de saúde

A coordenadora do BLH do Hemu, Renata Machado Leles, reforça que a parceria é fundamental. “O apoio do Corpo de Bombeiros permite que o leite materno chegue de forma rápida e segura às nossas unidades, garantindo que bebês prematuros recebam o alimento mais completo e saudável que existe, contribuindo para sua sobrevivência e desenvolvimento”, afirma.

Já a sargento Beatriz ressalta que o trabalho vai além da coleta. “As visitas funcionam como uma rede de apoio às doadoras. Muitas vezes, somos a única visita que essas mães recebem. Além da coleta, tiramos dúvidas e até passamos orientações de primeiros socorros”, explica.

Quem pode doar leite materno

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), podem doar mulheres que estejam amamentando ou ordenhando para seus filhos, desde que sejam saudáveis. É necessário apresentar exames pré ou pós-natal compatíveis com a doação e não fazer uso de álcool, drogas ilícitas, cigarros ou medicamentos contraindicados para a amamentação.

Caso a mãe não tenha cartão de pré-natal ou não tenha realizado o acompanhamento, será necessário apresentar exames como hemograma completo, VDRL e anti-HIV. A seleção das doadoras é feita pelo médico responsável do Banco de Leite Humano ou do Posto de Coleta.

Como se candidatar para doar

As interessadas em doar leite materno podem entrar em contato pelo telefone ou WhatsApp: (62) 3956-2921. O atendimento é realizado pelo BLH do Hemu, que orienta as mães em todas as etapas do processo.

Leia mais: Adolescente é apreendido pela PCGO por ato análogo a homicídio qualificado

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também