Chuva afeta escola em Goiânia e deixa alunos sem aula
Devido a problemas de infraestrutura no teto do CEPI Pré Universitário, a água atingiu fiação elétrica e outros aparelhos eletrônicos: apesar disso, as aulas não foram suspensas
Na última terça-feira (23/09), fortes chuvas prejudicaram os alunos do CEPI Dom Abel, que atualmente funciona no prédio do CEPI Pré Universitário. As imagens, registradas por um aluno da instituição, mostram a sala de aula alagada, com a água passando pelas lâmpadas de energia elétrica. No vídeo, ele faz um apelo à Ronaldo Caiado, mostrando a situação da sala.
“Ó, o problema é o celular, o problema é o celular. Olha isso aqui, olha a situação dessa sala. E aí Caiado? Ajuda nois Caiado. Qual foi? Nossa sala, olha a situação”, diz o autor do vídeo, enquanto registrava as imagens, fazendo referência à proibição recente do uso de celular nas limitações das escolas.
Em entrevista exclusiva ao O Hoje, um dos alunos da instituição, de 14 anos anos, relatou que esta não foi a primeira vez que a chuva atrapalhou as aulas. “A chuva estava descendo pelos fios de energia, molhou a TV, o climatizador e os armários, e ninguém tomou nenhuma providência”, disse o estudante.
Apesar dos danos e do risco provocado pelo contato da chuva com a fiação elétrica, as aulas não foram suspensas. De acordo com relatos de estudantes, todas as turmas foram mantidas no pátio da instituição na manhã desta quarta-feira (24), enquanto era realizada a manutenção das salas.
Esclarecimentos
Há dois anos, o CEPI Dom Abel funciona no mesmo prédio do CEPI Pré Universitário, visto que a estrutura original segue em reforma. A equipe do jornal O Hoje entrou em contato com a gestão do CEPI Pré Universitário, a qual informou que está ciente da necessidade de reforma na infraestrutura e que já articula as solicitações formais à Secretaria de Estado da Educação (SEDUC).
De acordo com o CEPI Pré Universitário, a SEDUC autorizou o uso de verbas remanescentes de uma obra anterior realizada no prédio da instituição para a reforma dos telhados. Apesar disso, esse montante não seria o suficiente para resolver a situação do telhado da escola.
O Hoje falou com o representante do CEPI Pré Universitário com autorização para divulgar esclarecimentos, mas aguarda o posicionamento formal da instituição. A equipe de jornalismo também solicitou um posicionamento da SEDUC, mas até o momento não teve retorno. O espaço continua aberto para ambos os órgãos.
Nota de Resposta – Secretaria de Estado da Educação de Goiás
Em atenção à solicitação de informações sobre as orientações e providências adotadas após as chuvas de ontem no Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) Dom Abel, a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO) informa:
A chuva registrada na tarde desta terça-feira apresentou volume acima do esperado, conforme dados do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás, ocasionando transtornos dentro da unidade escolar.
Na manhã desta quarta-feira, uma equipe de engenheiros da Superintendência de Infraestrutura esteve no local para avaliar a situação e definir as ações necessárias. A Coordenação Regional já providenciou a limpeza das calhas para evitar novos transbordamentos em caso de novas chuvas.
A sede do CEPI Dom Abel está em processo de reconstrução para oferecer melhores condições de atendimento aos estudantes. Durante esse período, as atividades escolares estão sendo realizadas no prédio do CEPI Pré-Universitário, garantindo a continuidade das aulas.
O CEPI Pré-Universitário também está passando por uma ampla reforma, a primeira desde a fundação da unidade, ainda na década de 1970. Essa ação inclui a troca de todo o telhado da escola.
Secretaria de Estado da Educação – Governo de Goiás
Leia mais: Hytalo Santos e marido viram réus por produção de conteúdo pornográfico com crianças