O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Absurdo

Mãe soropositiva ataca técnica de enfermagem com seringa contaminada em hospital de BH

Profissional de 53 anos foi ferida durante coleta de sangue em um bebê de três meses e agora precisa tomar coquetel de medicamentos para evitar infecção pelo HIV.

Renata Ferrazpor Renata Ferraz em 30 de setembro de 2025
554212a399fb093581260b4eb31464d8
Foto: Reprodução

Uma técnica de enfermagem de 53 anos foi agredida na madrugada desta segunda-feira (29) dentro do Hospital Infantil João Paulo II, em Belo Horizonte. A mãe de um bebê de três meses, que é soropositiva, tomou a seringa usada durante a coleta de sangue da criança e a cravou na mão da profissional, expondo-a ao vírus HIV.

Assustada com o ataque, a trabalhadora deixou a sala imediatamente e pediu ajuda ao médico de plantão. Foi nesse momento que descobriu que tanto a mãe quanto o bebê em atendimento eram portadores do vírus. Agora, a vítima precisará tomar um coquetel de medicamentos durante 29 dias para tentar evitar uma possível infecção.

“Eu fui contaminada com a agulha que já estava dentro da veia do bebê. É um desespero muito grande. Vou precisar de acompanhamento e tomar remédio por quase um mês para não desenvolver a doença”, desabafou a técnica, ainda em choque.

De acordo com Carlos Martins, diretor da Asthemg e do Sindpros, agressões contra profissionais de saúde são recorrentes na unidade, mas ainda faltam medidas eficazes para proteger os trabalhadores.

Em nota, a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), responsável pelo hospital, lamentou a agressão. A instituição informou que a profissional recebeu acolhimento e orientação médica logo após o ataque, além de todo o suporte para o tratamento preventivo.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também