segunda-feira, 24 de agosto de 2026
Limpeza

Goiânia proíbe plantio de jamelão em vias públicas e define regras para substituição de árvores

Medida busca garantir segurança, preservar o sombreamento urbano e incentivar o uso de espécies nativas ou adaptadas ao ambiente da cidade.

Renata Ferrazpor Renata Ferraz em
Goiânia proíbe plantio de jamelão em vias públicas e define regras para substituição de árvores
Foto: Gabriel Louza/O HOJE

A Câmara Municipal de Goiânia aprovou lei que proíbe o plantio da árvore Syzygium cumini, conhecida como jamelão, em ruas, avenidas, praças e demais logradouros públicos. A medida visa preservar a arborização urbana, garantindo segurança e qualidade ambiental na cidade.

A legislação determina que as árvores da espécie já existentes sejam gradualmente substituídas. A substituição deve ocorrer sob orientação técnica dos órgãos municipais competentes, utilizando espécies nativas ou exóticas adaptadas ao ambiente urbano.

As novas árvores devem atender a critérios específicos: não liberar frutos que prejudiquem o tráfego de veículos e pedestres, possuir porte e raízes compatíveis com áreas urbanas, e oferecer sombreamento adequado, promovendo benefícios ambientais.

O poder Executivo terá 180 dias para regulamentar a lei, incluindo a criação de um cronograma de substituição, indicação de espécies alternativas – com preferência por árvores nativas do Cerrado – e mecanismos de conscientização e participação da comunidade no processo.

A lei entra em vigor na data de sua publicação, e prevê que todo o processo de substituição das árvores ocorra de forma planejada, garantindo que a cobertura vegetal e a qualidade ambiental de Goiânia não sejam comprometidas.

Leia mais: Perícia aponta possíveis falhas em rede elétrica após morte de adolescente em Goiânia

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

equatorial energia

falta de energia

Equatorial programa desligamentos de energia em Goiânia e Anápolis nesta semana

Interrupções ocorrem entre segunda-feira (24) e sábado (29) para serviços de manutenção e reco...
Túlio Isac Filho denuncia que filho teve rosto queimado com cigarro e olho roxo

AGRESSÃO

Túlio Isac Filho denuncia que filho teve rosto queimado com cigarro e olho roxo

Em publicação nas redes sociais, jornalista afirmou que a criança teria sido agredida por um home...
Aedes Aegypti

Doenças Tropicais

Armadilhas para combate ao Aedes aegypti são instaladas em Goiânia

Goiânia amplia uso de armadilhas contra o Aedes aegypti em meio ao aumento de casos de dengue e chi...
Briga entre torcidas termina com morte e seis presos em Salvador

Clássico baiano

Briga entre torcidas termina com morte e seis presos em Salvador

Torcedor do Bahia foi morto a golpes de arma branca nas proximidades do Barradão; outro integrante ...
Passageira oferece dinheiro para contar traição a motorista em Goiânia, mas ele prefere pizza

CONFIDÊNCIAS E COMIDA

Passageira oferece dinheiro para contar traição a motorista em Goiânia, mas ele prefere pizza

Motorista de aplicativo recebeu uma proposta inusitada durante uma corrida na capital goiana e decid...
Adolescente suspeito de atropelar casal é apreendido em Goiânia

Urgente

Adolescente suspeito de atropelar casal é apreendido em Goiânia

Jovem não tinha CNH, avançou sinal vermelho e apresentou 0,52 mg de álcool por litro de ar no baf...
pms confronto

CONFRONTO POLICIAL

Suspeito de balear irmãos morre em confronto com a PM em Aparecida de Goiânia

Segundo a polícia, suspeito teria participado do ataque que matou um dos irmãos e deixou o outro e...
Três pessoas morrem após carro capotar e pegar fogo na GO-568, em Goiás

Tragédia no Trânsito

Três pessoas morrem após carro capotar e pegar fogo na GO-568, em Goiás

Corpos foram encontrados carbonizados dentro do veículo entre Palmeiras de Goiás e Indiara; identi...