O que muda para clubes goianos com o novo calendário nacional?
Futebol Goiano será afetado em todas as suas competições
A CBF divulgou, na manhã desta quarta-feira (1º), um novo calendário para o futebol brasileiro que entrará em vigor em 2026 — e as mudanças terão repercussão direta nos clubes de Goiás.
Uma das principais alterações é o retorno da Copa Centro-Oeste, incorporada à Copa Verde. Além disso, o Goiás volta a disputar a Copa do Brasil, enquanto Aparecidense e Goiatuba terão calendário nacional garantido ao disputarem a Série D.
O Estadual passará a ser disputado em até 11 rodadas, começando em 11 de janeiro e encerrando em 8 de março. Até 2025, o Goianão utilizava 17 datas — para ajustar isso, será necessário redesenhar o formato. A Federação Goiana deverá definir essa nova fórmula durante o Conselho Técnico, previsto para até novembro.
Atualmente, Goiás tem quatro vagas garantidas: Vila Nova (campeão do Estadual de 2025), Anápolis (vice) e Atlético-GO (terceiro) asseguraram três delas. A grande mudança é o retorno da classificação via Ranking Nacional de Clubes — o que permitirá que o Goiás retome sua participação no torneio.
Se algum clube goiano subir para a Série A em 2026, ele somente entrará na Copa do Brasil a partir da 5ª fase (16 avos de final), enfrentando os classificados nas fases anteriores em duelos de ida e volta. Se não houver representante goiano na elite, todos começarão desde a 2ª fase, com início previsto para 18 de fevereiro. A final será única — em campo neutro — no dia 6 de dezembro, encerrando o calendário nacional.
A CBF confirmou o recriação da Copa Centro-Oeste, embora isso seja mais uma reformulação de nomenclatura. O modelo regional continuará dividindo os times entre Norte e Centro-Oeste (com participação de equipes do Espírito Santo e Tocantins). A diferença agora é que a chave Norte será chamada de “Copa Norte” e a outra de “
Cada chave terá dois grupos com seis equipes, que se enfrentarão em turno único. Os dois melhores avançam para as semifinais e, posteriormente, para a decisão. Os campeões da Copa Centro-Oeste e da Copa Norte terão vaga garantida na Copa do Brasil de 2027 e disputarão a final da Copa Verde.
Para 2026, Atlético-GO, Anápolis e Vila Nova já estão confirmados no torneio regional. Caso algum desses clubes decline da participação, o Goiás pode ser convidado. A previsão de início é 25 de março, com encerramento em 7 de junho.
Importante notar: clubes que eventualmente se classificarem à Conmebol não poderão disputar a Copa Centro-Oeste / Copa Verde.
A quarta divisão do Campeonato Brasileiro terá combinação expandida em 2026, passando de 64 para 96 equipes. A estreia está marcada para 5 de abril, com a final prevista para 13 de setembro.
Com esse aumento, a CBF revisou os critérios de acesso — e isso favorece diretamente clubes goianos. As equipes que avançaram para a 2ª fase da Série D em 2025 terão vaga garantida em 2026. Com isso, Aparecidense e Goiatuba retornam ao calendário nacional, juntamente com Abecat, Crac e Inhumas, que conquistaram suas vagas por desempenho no Goianão.
Outra mudança importante: em vez de quatro times subirem à Série C, em 2026 serão seis, alinhando-se a uma reformulação já programada para 2027.
A estrutura para a temporada de 2026 permanece com 20 clubes. O Anápolis será o representante goiano. A competição acontecerá entre 5 de abril e 25 de outubro.
Para esse ano, apenas dois times serão rebaixados — uma decisão tomada para facilitar o aumento de participantes nas temporadas seguintes. A partir de 2027, o torneio será ampliado para 24 clubes, com mudanças adicionais até 2028.