quarta-feira, 28 de outubro de 2026
Perigo

Ministério da Saúde emite alerta sobre intoxicação por metanol; saiba orientações

Nota técnica orienta profissionais sobre sintomas e notificação de casos de metanol

Otavio Augustopor em
Ministério da Saúde emite alerta sobre intoxicação por metanol; saiba orientações
Brasil registra 29 casos suspeitos de intoxicação por metanol. Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde emitiu nesta terça-feira (30/9) uma nota técnica com orientações a respeito da intoxicação por metanol, após o aumento de casos suspeitos no país. O documento descreve os principais sintomas clínicos e define medidas a serem adotadas por profissionais da área.

De acordo com a publicação, os pacientes podem apresentar rebaixamento de consciência, convulsões, coma e alterações visuais persistentes, como visão borrada, fotofobia e perda do campo visual. Em alguns casos, o quadro pode evoluir para cegueira irreversível. Os sintomas, segundo a pasta, tendem a surgir entre 12 e 24 horas após a ingestão de bebida alcoólica adulterada.

O ministério reforça que todos os casos suspeitos e confirmados devem ser notificados ao Centro Nacional de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional). A orientação busca ampliar o monitoramento da situação e permitir uma resposta rápida das equipes de saúde em diferentes estados.

Até esta quarta-feira (1º/10), o Brasil registrou 29 casos suspeitos de intoxicação por metanol nos últimos dois meses. O número já se aproxima da média anual de ocorrências e a tendência é de aumento. Somente na noite da última terça, Pernambuco confirmou duas mortes suspeitas e a internação de uma terceira pessoa. A vítima sobreviveu, mas perdeu a visão dos dois olhos.

Em São Paulo, seis pessoas morreram em decorrência de intoxicação por metanol. Além disso, 18 casos permanecem em investigação e sete já foram confirmados. A maioria das ocorrências está relacionada ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas, apontam as autoridades locais.

O Ministério da Saúde destaca que a identificação precoce dos sintomas é fundamental para o atendimento emergencial e pode reduzir a gravidade das complicações. A recomendação é de que unidades hospitalares estejam em alerta e que a população evite o consumo de bebidas de origem duvidosa.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
bebidas adulteradas cegueira intoxicação metanol Ministério da Saúde mortes notificação Pernambuco São Paulo Sintomas

Veja também

Projeto de R$ 130 milhões prevê seis reservatórios de água em Águas Lindas de Goiás

Abastecimento de água

Projeto de R$ 130 milhões prevê seis reservatórios de água em Águas Lindas de Goiás

Deputado Anderson Teodoro se reuniu com representantes da Saneago para discutir obras que ampliem a ...
Saiba o que abre e o que fecha no feriado prolongado em Goiânia

Dia do Servidor Público

Saiba o que abre e o que fecha no feriado prolongado em Goiânia

Serviços essenciais funcionam em regime de plantão nas unidades e órgãos municipais. Expediente ...
Caminhão tomba após bater em carro na BR-060, no Riacho Fundo I (DF)

colisão

Caminhão tomba após bater em carro na BR-060, no Riacho Fundo I (DF)

Acidente ocorreu na manhã desta quarta-feira (28); uma faixa ficou interditada, mas os dois motoris...
Carreta com carga de algodão tomba e deixa motorista ferido próximo a Águas Lindas de Goiás

tombamento

Carreta com carga de algodão tomba e deixa motorista ferido próximo a Águas Lindas de Goiás

Condutor foi levado ao hospital consciente e orientado; bombeiros atuam na prevenção de incêndios...
Incêndio atinge galpão em Ceilândia (DF)

CBMDF

Incêndio atinge galpão em Ceilândia (DF)

Bombeiros mobilizaram seis viaturas para combater as chamas; imóvel seria utilizado para lavagem de...
PCDF prende cinco suspeitos de aplicar golpes com vídeos falsos de famosos para arrecadar doações

Operação Cáritas

PCDF prende cinco suspeitos de aplicar golpes com vídeos falsos de famosos para arrecadar doações

Operação Cáritas prendeu cinco suspeitos em quatro cidades; grupo usava inteligência artificial ...
Dois suspeitos são baleados em confronto com policiais na BR-070, em Águas Lindas de Goiás

PCC x PMGO

Dois suspeitos são baleados em confronto com policiais na BR-070, em Águas Lindas de Goiás

Ocorrência foi registrada em Águas Lindas na terça-feira (27); três pistolas, drogas e um veícu...
Três homens são presos suspeitos de estuprar jovem de 21 anos em Bela Vista (GO)

trio suspeito de estupro

Três homens são presos suspeitos de estuprar jovem de 21 anos em Bela Vista (GO)

Crime teria ocorrido em uma kitnet em Bela Vista de Goiás; Polícia Civil investiga a participaçã...