O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Programação de outubro

Cine Cultura aposta em estreias premiáveis e clássicos do Ghibli no Dia das Crianças

Programação de outubro mescla Hollywood, cinema nacional e sessões gratuitas em Goiânia

Luana Avelarpor Luana Avelar em 8 de outubro de 2025
Nausicaa do Vale do Vento
Foto: Divulgação

O Cine Cultura, no centro de Goiânia, abre outubro com uma seleção que atravessa gerações e estilos. A sala, conhecida por sua curadoria voltada ao cinema de autor, aposta desta vez em uma combinação de estreias internacionais, produções brasileiras e sessões dedicadas ao público infantil.

O destaque é Coração de Lutador, novo filme de Benny Safdie estrelado por Dwayne “The Rock” Johnson. O ator, mais associado a blockbusters de ação, assume o papel do lutador Mark Kerr em um registro dramático que já o coloca entre os favoritos na corrida ao Oscar. A trama expõe a face menos glamorosa das artes marciais mistas: vícios, crises emocionais e o desgaste físico de um esporte de alto impacto.

A programação nacional também tem espaço. Em Oeste Outra Vez, o goiano Érico Rassi revisita o sertão em chave contemporânea, questionando modelos de masculinidade. O filme será exibido em sessão seguida de debate com o diretor. Já O Último Episódio, de Maurílio Martins, recupera o imaginário dos anos 1990 ao narrar a aventura de um adolescente que inventa possuir a fita com o “final perdido” do desenho Caverna do Dragão.

Para o público jovem, a sala apresenta a produção educativa Thiago & Ísis e os Biomas do Brasil, em exibição gratuita em parceria com a Biblioteca Jorge Braga. Outro ponto alto é a exibição de O Capitão Bandeira Contra o Doutor Moura Brasil (1971), clássico da contracultura brasileira que integra a programação da 2ª Conferência Goiás de Preservação Audiovisual.

No Dia das Crianças, o cinema abre espaço para o universo do Estúdio Ghibli. Obras de Hayao Miyazaki e Isao Takahata retornam à tela grande em cópias restauradas, entre elas A Viagem de Chihiro e O Castelo Animado. A mostra encerra o ciclo Ghibli Fest, que levou às sessões um público variado, da infância às gerações que cresceram acompanhando a estética singular do estúdio japonês.

Além dos lançamentos e especiais, seguem em cartaz filmes como Meu Amigo Lorenzo, documentário poético sobre amizade e autismo, Paris, Texas, de Wim Wenders, e A Marvada Carne, clássico da comédia rural brasileira.

Sinopses

O Último Azul (2025, Brasil, 14 anos, 86 min, dir: Gabriel Mascaro)
Para aumentar a produtividade econômica, o governo determina que os idosos sejam realocados para colônias habitacionais distantes. Tereza, de 77 anos, se recusa a obedecer e embarca em uma jornada pela Amazônia que transformará seu destino para sempre.

Coração de Lutador (2025, EUA, 16 anos, 123 min, dir: Benny Safdie)
Coração de Lutador conta a história real da lenda do MMA Mark Kerr. No auge da carreira, ele dominava o mundo das lutas, enquanto enfrentava, em silêncio, o vício, os conflitos emocionais e o peso da fama.

Meu Amigo Lorenzo (2024, Brasil, livre, 96 min, dir: André Luiz Oliveira)
A história da relação de amizade musical entre o veterano músico/cineasta André Luiz Oliveira e Lorenzo Barreto, um menino com autismo, ao longo de 15 anos.

3 Obás de Xangô (2025, Brasil, 14 anos, 75 min, dir: Sérgio Machado)
Retrato da amizade incondicional entre Jorge Amado, Dorival Caymmi e Carybé. Os três defendiam que a força de suas obras residia em documentar o que viam nas ruas: a resiliência do povo do candomblé, o poder das mulheres, a onipresença do mar.

Paris, Texas (1984, EUA/Alemanha/França, 12 anos, 146 min, dir: Wim Wenders)
Após quatro anos desaparecido e à deriva, Travis Henderson retorna à vida em sociedade e tenta se reconectar com sua família, sua vida e ele mesmo.

O Último Episódio (2025, Brasil, 12 anos, 112 min, dir: Maurílio Martins)
Erik, um garoto de 13 anos, tem uma paixão platônica por Sheila e, para se aproximar dela, diz ter em casa uma fita com o lendário “último episódio” do desenho Caverna do Dragão. Com a ajuda de seus amigos, precisa inventar uma saída para a enrascada em que se meteu, vivendo uma intensa história de amadurecimento.

Seu Cavalcanti (2024, Brasil, 12 anos, 78 min, dir: Leonardo Lacca)
Seu Cavalcanti tem noventa e tantos anos e uma saúde de ferro. Depois de enfrentar uma contrariedade que o desafia profundamente, ele se aventura buscando reconquistar sua independência e seu prestígio na sociedade.

A Marvada Carne (1985, Brasil, 10 anos, 77 min, dir: André Klotzel)
Nhô Quim é um homem que vive sozinho no mato e decide buscar dois grandes desejos: carne de boi e uma esposa que cuide dele. Carula, por sua vez, quer arranjar um marido e desafia “Santo Antoninho” a tornar o sonho realidade.

O Capitão Bandeira Contra O Dr. Moura Brasil (1971, Brasil, 18 anos, 80 min, dir: Antonio Calmon)
Cláudio Bandeira (Cláudio Marzo) é um empresário bem-sucedido e cercado de glamour, mas vive angustiado pelo tédio cotidiano e pelo medo da morte. Perseguido em sonhos por uma enigmática Mensageira (Norma Bengell), busca refúgio na amizade com um malandro (Hugo Carvana). Com narrativa fragmentada e influências dos quadrinhos, o filme reflete as incertezas físicas e mentais do protagonista em pleno auge da ditadura militar, quando até pensar era um ato desconfortável.

Oeste Outra Vez (2025, Brasil, 14 anos, 97 min, dir: Érico Rassi)
No sertão de Goiás, homens brutos que não conseguem lidar com suas fragilidades são constantemente abandonados pelas mulheres que amam. Tristes e amargurados, eles se voltam violentamente uns contra os outros.

A Viagem de Chihiro (2001, Japão, livre, 125 min, dir: Hayao Miyazaki)
Chihiro é uma garota de 10 anos que descobre um mundo secreto de espíritos estranhos, criaturas e feitiçaria. Quando seus pais são misteriosamente transformados, ela deve recorrer à coragem que nunca soube que tinha para se libertar e devolver sua família ao mundo exterior.

Nausicaä do Vale do Vento (1984, Japão, 12 anos, 117 min, dir: Hayao Miyazaki)
Após os Sete Dias de Fogo, uma guerra que devastou a civilização e o ecossistema da Terra, surge uma floresta tóxica habitada por insetos gigantes e pelos enigmáticos Ohmu. Nausicaä, princesa do Vale do Vento, possui uma conexão especial com a floresta e embarca em uma jornada para impedir uma nova guerra.

Memórias de Ontem (1991, Japão, 10 anos, 118 min, dir: Isao Takahata)
Taeko, uma mulher solteira de 27 anos, deixa Tóquio pela primeira vez para visitar parentes em Yamagata durante a colheita do açafrão-bastardo. Ao longo da viagem, ela reflete sobre sua rotina estressante e se questiona se essa é a vida que realmente desejava.

Vidas Ao Vento (2013, Japão, 12 anos, 126 min, dir: Hayao Miyazaki)
O mestre da animação Hayao Miyazaki conta uma história inspirada na vida de Jirô Horikoshi, designer do avião Zero da Segunda Guerra.

O Castelo Animado (2004, Japão, livre, 119 min, dir: Hayao Miyazaki)
Uma bruxa lança uma terrível maldição sobre a jovem Sophie, transformando-a numa velha de 90 anos. Desesperada, ela embarca numa odisseia na qual acaba parando no castelo animado, onde reside um misterioso feiticeiro chamado Howl que poderá ajudá-la a reverter o feitiço.

Thiago & Ísis E Os Biomas do Brasil (2025, Brasil, livre, 94 min, dir: João Amorim)
Os irmãos Thiago e Ísis, junto com o pai cineasta, João, exploram três biomas brasileiros: Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica. Em cada cenário eles ajudam um animal em perigo e descobrem a sua importância e os seus mistérios.

Programação de  9 a 15/10

Dia 09/10 – Quinta-feira
14h – Ghibli – Nausicaä Do Vale Do Vento (legendado, 12 anos)
16h30 – Coração De Lutador (16 anos)
19h – Oeste Outra Vez + debate com diretor Érico Rassi (14 anos)

Dia 10/10 – Sexta-feira
10h – Thiago & Ísis E Os Biomas do Brasil (livre) – gratuita
14h30 – Meu Amigo Lorenzo (livre)
16h30 – O Último Episódio (12 anos)
19h – Coração de Lutador (16 anos)

Dia 11/10 – Sábado
14h – Paris, Texas (12 anos)
17h – Ghibli – A Viagem De Chihiro (dublado, livre)
19h30 – Coração de Lutador (16 anos)

Dia 12/10 – Domingo
14h – Ghibli – O Castelo Animado (dublado, livre)
16h30 – O Último Episódio (12 anos)
19h – Ghibli – Vidas Ao Vento (legendado, 12 anos)

Dia 13/10 – Segunda-feira
13h45 – Meu Amigo Lorenzo (livre)
15h40 – Seu Cavalcanti (12 anos)
17h15 – O Último Episódio (12 anos)
19h30 – O Capitão Bandeira Contra o Dr. Moura Brasil (18 anos) – gratuita

Dia 14/10 – Terça-feira
14h – A Marvada Carne (10 anos)
15h45 – Meu Amigo Lorenzo (livre)
17h45 – Coração de Lutador (16 anos)
20h15 – 3 Obás De Xangô (14 anos)

Dia 15/10 – Quarta-feira
14h – O Último Episódio (12 anos)
16h15 – 3 Obás De Xangô (14 anos)
17h50 – Ghibli – Memórias De Ontem (legendado, 10 anos)
20h15 – O Último Azul (14 anos)

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também