O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Tragédia

Desabamento em restaurante de Henrique Fogaça deixa uma mulher morta e cinco feridos em SP

Parte do mezanino do restaurante Jamile, na Bela Vista, desabou no início da tarde desta quarta-feira (8)

Micael Silvapor Micael Silva em 8 de outubro de 2025
Restaurante
O restaurante ainda estava fechado quando tudo aconteceu Foto: Reprodução/ Corpo de bombeiros

Uma mulher morreu e outras cinco pessoas ficaram feridas após o desabamento de parte do restaurante Jamile, localizado na Rua 13 de Maio, no bairro Bela Vista, região central de São Paulo, no início da tarde desta quarta-feira (8). O cardápio da casa é assinado pelo chef Henrique Fogaça, conhecido jurado do programa MasterChef Brasil, da TV Band.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o desabamento ocorreu no mezanino do estabelecimento, por volta das 12h, e atingiu principalmente funcionários que estavam no local antes da abertura para o almoço. Inicialmente, os bombeiros suspeitaram de uma explosão de gás, mas a hipótese foi descartada após a perícia inicial.

Vítimas e resgate

De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), seis pessoas ficaram presas sob os escombros. Uma mulher morreu após sofrer uma parada cardiorrespiratória no local. Outras cinco vítimas foram resgatadas com ferimentos e levadas para hospitais próximos.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) encaminhou as vítimas à UPA Vergueiro, UPA Vila Mariana, Pronto-Socorro Convênio Salvalus e Pronto-Socorro São Paulo. Segundo os bombeiros, os feridos apresentavam escoriações e dores nas costas, mas estavam conscientes no momento do socorro.

Restaurante
Chef Henrique Fogaça lamentou profundamente o acidente e manifestou solidariedade às vítimas e seus familiares Foto: Reprodução/Corpo de bombeiros SP

 

Até a última atualização, dez viaturas de diferentes órgãos — entre Bombeiros, Samu, Polícia Militar, Defesa Civil e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) — permaneciam no local, realizando o isolamento da área e avaliando os riscos de novos desabamentos.

Depoimentos e dinâmica do acidente

Funcionários do Jamile relataram que o desabamento aconteceu antes da chegada dos clientes, em uma área restrita aos colaboradores. “O mezanino caiu de repente. Consegui descer correndo e não me machuquei”, contou um dos trabalhadores.

O comerciante José Antônio de Lima, dono de um estacionamento vizinho, disse que o restaurante ainda estava fechado quando tudo aconteceu. “Foi perto do meio-dia. Em poucos minutos os bombeiros chegaram”, relatou.

Nas partes superiores do imóvel, cadeiras e destroços ficaram espalhados. O desabamento atingiu a estrutura interna, mas não comprometeu a fachada do prédio.

Nota de Henrique Fogaça

Em nota oficial, o chef Henrique Fogaça lamentou profundamente o acidente e manifestou solidariedade às vítimas e seus familiares. Ele também reforçou que não é proprietário nem sócio do restaurante Jamile.

“Embora esteja fora do país, mantenho contato constante com os responsáveis pelo restaurante e acompanho de perto o desenrolar da situação, apoiando a apuração rigorosa das causas do ocorrido, em colaboração com as autoridades competentes”, disse Fogaça.

O chef explicou ainda que sua participação se restringe à criação e assinatura do cardápio, sem envolvimento administrativo ou operacional na gestão do restaurante.

Restaurante e investigação

O Jamile Restaurante é conhecido por sua gastronomia contemporânea e por integrar a cena boêmia do Bixiga, tradicional reduto de cantinas italianas e bares de São Paulo. Após o acidente, o local foi interditado pela Defesa Civil para avaliação estrutural.

As causas do desabamento ainda serão investigadas pelo Grupo de Operações do Corpo de Bombeiros e pela Polícia Civil, que deve instaurar inquérito para apurar possíveis falhas estruturais ou negligência.

Enquanto as investigações seguem, o entorno do restaurante permanece isolado e sem previsão de liberação.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também