quinta-feira, 3 de setembro de 2026
FAIXA DE GAZA

Trump anuncia cessar-fogo entre Israel e Hamas após dois anos de guerra em Gaza

Acordo prevê libertação de reféns, troca de prisioneiros e retirada parcial de tropas israelenses do território

Thais Munizpor em
Trump
Presidente dos EUA, Donald Trump • Leon Neal

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (8) um acordo de cessar-fogo entre Israel e o grupo Hamas, marcando uma possível virada no conflito que já dura dois anos na Faixa de Gaza. A negociação, confirmada por representantes israelenses, palestinos e pelos mediadores do Catar e do Egito, foi realizada no balneário egípcio de Sharm el-Sheikh.

De acordo com Trump, o pacto integra a primeira fase de seu plano de paz para o Oriente Médio. O acordo prevê a libertação de cerca de 20 reféns ainda mantidos pelo Hamas, em troca de prisioneiros palestinos, além da retirada parcial das forças israelenses da região. Também está prevista a ampliação da entrada de ajuda humanitária em Gaza, fortemente limitada desde o início da guerra.

Primeira fase do plano de paz

O cessar-fogo deve ser formalmente assinado nesta quinta-feira (9), no Egito. Segundo Trump, os reféns deverão começar a ser libertados já no fim de semana. Em publicação no Truth Social, o presidente americano afirmou: “Tenho muito orgulho em anunciar que Israel e o Hamas assinaram a primeira fase do nosso Plano de Paz. Isso significa que TODOS os reféns serão libertados em breve e Israel retirará suas tropas para uma linha acordada, como os primeiros passos em direção a uma paz forte, duradoura e eterna”.

Trump também agradeceu aos mediadores que participaram das negociações. “Todas as partes serão tratadas com justiça. Este é um grande dia para o mundo árabe e muçulmano, Israel, as nações vizinhas e os Estados Unidos. Agradecemos ao Catar, Egito e Turquia por tornarem este evento histórico e sem precedentes possível”, disse.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Majed Al-Ansari, confirmou que o acordo corresponde à primeira etapa do plano de paz proposto por Trump. “O cessar-fogo em Gaza levará ao fim da guerra, à libertação de reféns israelenses e prisioneiros palestinos e à entrada de ajuda”, declarou. Ele informou ainda que mais detalhes sobre o pacto serão divulgados posteriormente.

Leia também: Trump exige prisão de autoridades de Chicago e envia tropas a cidade

Reações em Israel e Gaza

O primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, classificou o acordo como “um ponto de virada crucial”, descrevendo-o como “um sucesso diplomático e uma vitória nacional e moral” para o país. Em comunicado, Netanyahu agradeceu ao presidente americano por “seu compromisso inabalável com a segurança de Israel e a liberdade de nossos reféns”.

O gabinete israelense deve se reunir nesta quinta-feira para aprovar formalmente o pacto, mas não há expectativa de entraves internos para sua validação. “Com a ajuda de Deus, traremos todos os reféns para casa”, afirmou o premiê.

Organizações que representam familiares dos reféns comemoraram o anúncio do cessar-fogo e destacaram que continuarão mobilizadas até que todos os sequestrados sejam libertados.

Em comunicado divulgado por meio do Telegram, o grupo Hamas pediu que Trump e os mediadores árabes garantam o cumprimento integral do acordo por parte de Israel. O movimento afirmou que cabe aos negociadores “obrigar o governo israelense a implementar o acordo e impedir qualquer tentativa de atraso ou descumprimento das cláusulas estabelecidas”.

Em janeiro, um cessar-fogo semelhante, também negociado por Trump, acabou rompido após pressões internas sobre a coalizão de ultradireita do governo Netanyahu.

Trump
Destroços em Gaza – Imagem: Ibraheem Abu Mustafa

Negociações e plano de paz para Gaza

As conversas que levaram ao novo acordo começaram na segunda-feira (6), em Sharm el-Sheikh, uma semana após Trump apresentar oficialmente sua proposta de paz para Gaza.

Na sexta-feira anterior, o Hamas havia divulgado nota expressando disposição em colaborar com o plano norte-americano, que previa a libertação de todos os reféns israelenses ainda em cativeiro em troca de prisioneiros palestinos. Em resposta, o gabinete de Netanyahu informou que o país se preparava para a libertação dos reféns e avaliava as condições do acordo.

Trump apresentou sua proposta em 29 de setembro, durante reunião com Netanyahu na Casa Branca. Na ocasião, o primeiro-ministro israelense declarou que o plano “atinge nossos objetivos de guerra”.

Apesar da sinalização positiva, o Hamas não indicou concordância com todas as condições propostas, especialmente em relação à exigência de desmilitarização de Gaza. Netanyahu, por sua vez, já afirmou publicamente que não pretende encerrar a guerra enquanto o grupo mantiver armamento ativo.

 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Gaza Trump

Veja também

maduro

Pedido de arquivamento

Maduro pede à Justiça dos EUA para arquivar acusações e alega imunidade presidencial

Defesa sustenta que tribunais americanos não têm jurisdição para julgar ex-presidente venezuelan...
ira

Irã x EUA

Irã diz ter atingido bases dos EUA no Kuwait e nos Emirados com mísseis e drones

Teerã afirma que ataques provocaram vítimas e ameaça ampliar resposta caso Washington volte a ata...
eua

Estreito de Trump

Trump sugere renomear Estreito de Ormuz como “Estreito de Trump”

Trump fez a declaração em publicação nas redes sociais, em meio à disputa com o Irã pela estra...
petróleo

INTERNACIONAL

Acordo entre EUA e Venezuela prevê direitos sobre petróleo por 100 anos

Acordo envolve 17 campos de petróleo e prevê participação dos Estados Unidos na produção venez...
robô aspirador

prisão e multa

Homem usa robô aspirador para flagrar traição da esposa e acaba preso; entenda o caso

Imagens capturadas pelo equipamento foram aceitas inicialmente pela Justiça de Taiwan, mas coleta f...
Cheia no Grand Canyon (EUA) deixa mais de 20 pessoas desaparecidas

ESTADOS UNIDOS

Cheia no Grand Canyon (EUA) deixa mais de 20 pessoas desaparecidas

Buscas foram iniciadas após uma forte chuva provocar uma inundação repentina e atingir áreas vis...
Trump diz que petróleo da Venezuela será usado para reabastecer reserva estratégica dos EUA

EUA x Venezuela

Trump diz que petróleo da Venezuela será usado para reabastecer reserva estratégica dos EUA

Acordo energético prevê ampliar produção venezuelana e pode render US$ 209 bilhões ao Estado do...
venez

Nicolás Maduro

Perfil de Maduro divulga fotos do ex-presidente em prisão de Nova York

Imagens mostram líder chavista uniformizado dentro da unidade onde está detido nos Estados Unidos ...