O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025
Israel x Hamas

Cessar-fogo é retomado em Gaza após ofensiva que deixou mais de 100 mortos

Quebra momentânea do acordo entre Israel e Hamas deixa mortos e feridos; trégua é retomada nesta quarta-feira

Lalice Fernandespor Lalice Fernandes em 29 de outubro de 2025
cessar-fogo
Foto: Mohammed Ibrahim/ Unsplash

O Exército de Israel anunciou nesta quarta-feira (29) a retomada do cessar-fogo na Faixa de Gaza, após uma ofensiva que deixou mais de 100 palestinos mortos. A medida foi divulgada um dia depois de o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu ordenar novos bombardeios contra o Hamas, sob a justificativa de violações do acordo de trégua.

Em comunicado, as Forças de Defesa afirmaram que os ataques atingiram “dezenas de alvos terroristas” e resultaram na morte de mais de 30 integrantes do Hamas, incluindo comandantes de organizações armadas em Gaza. O Exército declarou que: “De acordo com a diretriz da liderança política e após uma série de ataques, nos quais dezenas de alvos terroristas e terroristas foram atingidos, as Forças de Defesa de Israel (IDF) iniciaram a retomada da aplicação do cessar-fogo em resposta às violações do Hamas. As IDF continuarão a manter o acordo de cessar-fogo e responderão firmemente a qualquer violação dele”

O ministro da Defesa, Israel Katz, afirmou que “não haverá imunidade para nenhuma liderança do Hamas”, fazendo referência a integrantes do grupo no território palestino e a representantes que negociam no Catar.

De acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, 104 pessoas morreram e 253 ficaram feridas desde a tarde de terça-feira. O órgão informou que entre os mortos há 66 mulheres e crianças.

Israel acusa Hamas de quebrar cessar-fogo

O governo israelense acusa o Hamas de dois descumprimentos do cessar-fogo mediado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump: ataques a tropas israelenses e atraso na devolução dos corpos de 13 reféns. O grupo, por sua vez, nega as acusações e responsabiliza Israel pelas violações, citando os bombardeios recentes.

Esta é a segunda vez que o governo israelense interrompe temporariamente a trégua desde o anúncio do fim da guerra, assinado na primeira quinzena de outubro.

Leia mais: Argentina põe fronteira em alerta após megaoperação no Rio

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também