sábado, 12 de setembro de 2026
Guerra

Israel rompe cessar-fogo e volta a bombardear Gaza, neste domingo (19)

Os ataques de Israel deixam dezenas de mortos em Rafah e atingiram áreas residenciais, segundo autoridades palestinas

Eduarda Leitepor em
israel
Israel rompe cessar-fogo e volta a atacar (Foto: Reprodução)

Israel retomou os bombardeios em Gaza neste domingo (19), rompendo o cessar-fogo firmado no início de outubro. Os ataques se concentraram na cidade de Rafah, no sul do território palestino, e resultaram em dezenas de mortos e feridos, de acordo com o Ministério da Saúde de Gaza. O acordo de trégua havia sido mediado pelo Egito como tentativa de aliviar a crise humanitária na região.

 

Bombardeios atingem áreas residenciais

Segundo agências internacionais, aviões de guerra israelenses atacaram áreas residenciais e posições de resistência em Rafah. O governo palestino classificou a ação como uma “violação flagrante” do acordo de cessar-fogo.

O Hamas acusou Israel de sabotar o pacto ao manter a passagem de Rafah fechada, bloqueando a entrada de ajuda humanitária desde o início da trégua.

Fontes oficiais em Gaza afirmam que as forças israelenses já descumpriram o acordo pelo menos 47 vezes, resultando em 38 mortos e 143 feridos desde a assinatura da trégua.

O Ministério da Saúde palestino atualizou o número total de vítimas desde o início da ofensiva israelense, em 2023: mais de 68 mil mortos e 170 mil feridos.

 

Israel diz ter reagido a ataque

Por outro lado, o país afirma que as ações militares foram uma resposta a ataques do Hamas. O Exército israelense informou que militantes teriam disparado foguetes antitanque contra tropas posicionadas na fronteira, o que motivou a retomada dos bombardeios.

A nova escalada coloca em risco as negociações mediadas pelo Egito e pelos Estados Unidos e reacende a tensão na Faixa de Gaza.

Para autoridades palestinas, os ataques em Rafah demonstram que Tel Aviv não pretende cumprir o cessar-fogo. A cidade, onde milhares de deslocados buscam abrigo, volta a simbolizar o colapso das tentativas de paz diante da destruição e do bloqueio.

 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Brasil Gaza Guerra Israel Mundo

Veja também

Caiado deve receber alta neste domingo após internação por pneumonia em São Paulo

RECUPERAÇÃO

Após diagnóstico de pneumonia, Ronaldo Caiado deve receber alta neste domingo (13)

O político publicou neste sábado (12) nas redes sociais que está cada vez melhor e se recuperando
dionísio

LUTO

Morre aos 96 anos Sr. Dionísio, ícone do xadrez em Goiânia

Enxadrista construiu uma trajetória de mais de duas décadas no Goiânia Shopping e se tornou conhe...
marconi perillo

ELEIÇÕES 2026

Marconi Perillo prioriza saúde e economia em debate esvaziado por adversários em Rio Verde

Ex-governador apresentou projeto para zerar filas médicas e criticou a falta de comparecimento de c...
Polícia Científica faz reprodução simulada de acidente que matou engenheiro na GO-020 em Goiânia

PERÍCIA

Polícia Científica faz reprodução simulada de acidente que matou engenheiro na GO-020 em Goiânia

Reprodução foi solicitada pela autoridade policial responsável pela investigação para possibili...
celina leão

POLÍTICA

“É fruto da gestão e do trabalho”, diz Celina sobre liderança de 40% no Datafolha no DF

Governadora atribui avanço nas pesquisas ao trabalho da gestão e cita entregas nas áreas de saúd...
Cerrado goiano

MEIO AMBIENTE

Cerrado tem queda de 19% no desmatamento em agosto

Dados foram apresentados em São Paulo nesta sexta-feira (11), o Dia Nacional do Cerrado
daniel vorcaro

CASO BANCO MASTER

PF marca depoimento de Daniel Vorcaro para 15 de setembro

Oitiva trata de suspeitas envolvendo operações do Banco Master com o BRB e ocorre em meio a novas ...
Voo da Gol com 190 pessoas faz pouso forçado em Goiânia após emergência

POUSO DE EMERGÊNCIA

Voo da Gol com 190 pessoas faz pouso forçado em Goiânia após emergência

Aeronave do voo G3 1433, com destino a Congonhas, transportava 184 passageiros e seis tripulantes qu...