sexta-feira, 16 de outubro de 2026
Prisão de Bolsonaro

Defesa de Bolsonaro critica prisão preventiva e promete recurso

Os advogados Vilardi e Bueno alegam ausência de risco de fuga, citam vigília religiosa e afirmam que quadro de saúde do ex-presidente, torna a detenção desnecessária

Paula Costapor em
Prisão de Bolsonaro
Os advogados de Jair Bolsonaro afirmam que a prisão preventiva ignora a cronologia dos fatos, o direito constitucional de reunião e o próprio monitoramento eletrônico já imposto ao ex-presidente. (Crédito: Agência Brasil)

A defesa de Jair Bolsonaro divulgou neste sábado (22) uma nota criticando a prisão preventiva do ex-presidente, afirmando que a medida causa “profunda perplexidade”. Na manifestação assinada pelos advogados Celso Vilardi e Paulo Bueno, responsáveis pela estratégia jurídica de Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), a defesa sustenta que a decisão de prendê-lo ignora a sequência de acontecimentos que, segundo eles, demonstra ausência de risco concreto de fuga.

O comunicado também destaca que Bolsonaro foi detido em sua residência, já submetido ao monitoramento eletrônico e acompanhado pelas autoridades, o que, na avaliação da equipe jurídica, reforçaria a desnecessidade da prisão preventiva. Os advogados alegam ainda que o quadro clínico do ex-presidente é sensível e que a detenção poderia comprometer sua integridade física.

Os representantes afirmam que a representação apresentada em 21 de novembro estava baseada em uma vigília religiosa, amparada pela Constituição, que assegura o direito de reunião e liberdade de culto.

“A Constituição de 1988, com acerto, garante o direito de reunião a todos, em especial para garantir a liberdade religiosa. Apesar de afirmar a ‘existência de gravíssimos indícios da eventual fuga o fato é que o ex-presidente foi preso em sua casa, com tornozeleira eletrônica e sendo vigiado pelas autoridades policiais”, consta na nota apresentada pela defesa do ex-presidente.

Diante do cenário, a defesa informou que recorrerá da decisão e utilizará todos os meios legais para reverter a medida.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Advogados Constituição Federal defesa de Bolsonaro Ex-presidente Bolsonaro Jair Bolsonaro (PL) ministro alexandre de moraes prisão preventiva Supremo Tribunal Federal (STF) tornozeleira eletrônica

Veja também

TSE dá 48 horas para Meta explicar suposta restrição a conteúdo da campanha de Lula

suspensão

TSE suspende propaganda de Lula que associava Flávio Bolsonaro a milícias

Ministro André Mendonça apontou uso irregular de personagens gerados por inteligência artificial ...
Celina cobra Grass sobre Fundo Constitucional do DF e anuncia mobilização contra mudanças

POLÍTICA

Celina cobra Grass sobre Fundo Constitucional do DF e anuncia mobilização contra mudanças

Candidata à reeleição quer posicionamento do adversário sobre alterações nas regras do FCDF e ...
Em café com apoiadores, Celina reforça combate à desinformação no 2º turno no DF

POLÍTICA

Em café com apoiadores, Celina reforça combate à desinformação no 2º turno no DF

Candidata à reeleição defendeu divulgação das ações do governo e afirmou que redes sociais de...
Três pessoas são levadas à delegacia após distribuição de cartazes contra Celina Leão no DF

ELEIÇÕES 2026

Três pessoas são levadas à delegacia após distribuição de cartazes contra Celina Leão no DF

Material questionava recursos destinados à saúde e trazia montagem com a imagem da governadora. Os...
Mabel aposta na reestruturação do IMAS para ampliar atendimentos e promete dobrar consultas em Goiânia

SAÚDE EM GOIÂNIA

Mabel aposta na reestruturação do IMAS para ampliar atendimentos e promete dobrar consultas em Goiânia

Prefeito defende centralização de serviços, profissionalização da gestão e redução de custos...
Lula defende mandato para ministros do STF e reforma no Judiciário

Sabatina na Globo

Lula defende mandato para ministros do STF e reforma no Judiciário

Em sabatina na TV Globo, presidente afirmou que denúncias contra a Corte tornaram discussão sobre ...
André Mendonça proíbe propaganda de Lula que diz que Flávio é contra escala 6×1

Eleições 2026

André Mendonça proíbe propaganda de Lula que diz que Flávio é contra escala 6×1

Mendonça libera críticas a Flávio, mas barra anúncio sobre escala 6x1
Davi Alcolumbre

Brasília

Senado adia PEC da Segurança e aprova aumento do teto do MEI com perdão de dívidas

Davi Alcolumbre retirou proposta da pauta após impasse sobre redução da maioridade penal; no mesm...