O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Em Brasília

Após audiência de custódia, STF decide manter prisão de Bolsonaro

Defesa nega irregularidades, mas decisão segue válida enquanto o Supremo avalia novos recursos

Bruno Goulartpor Bruno Goulart em 23 de novembro de 2025
Após audiência de custódia, STF decide manter prisão de Bolsonaro
Moraes apontou dois elementos decisivos: a vigília organizada em frente à PF e indícios de violação da tornozeleira eletrônica. Foto: Antonio Augusto/STF

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou por audiência de custódia no início da tarde deste domingo (23) e permanecerá detido na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília. A prisão preventiva havia sido decretada no sábado (22) pelo ministro Alexandre de Moraes, que apontou dois elementos decisivos: a vigília organizada em frente à PF, convocada pelo senador Flávio Bolsonaro, e indícios de violação da tornozeleira eletrônica.

Após a decisão, a defesa do ex-presidente contestou a interpretação do Supremo, negando qualquer tentativa de descumprimento das medidas cautelares. Com a manutenção da prisão, o processo retorna ao Supremo Tribunal Federal (STF), que agora deve analisar eventuais recursos e novos pedidos apresentados pelos advogados de Bolsonaro.

Surto de Bolsonaro

Durante a audiência, realizada por videoconferência e conduzida por um juiz auxiliar do gabinete de Moraes, Bolsonaro relatou ter sofrido um surto e negou intenção de fuga. O magistrado avaliou a legalidade da prisão e questionou o ex-presidente sobre acesso à defesa, possíveis maus-tratos e outras eventuais irregularidades no procedimento.

Leia mais: Confissão de Bolsonaro sobre tornozeleira desmonta estratégia da defesa

Segundo o Supremo, a ata da audiência será divulgada após a conclusão formal do processo, que tramita sob sigilo. Ainda neste domingo, Bolsonaro recebeu autorização para visita de sua esposa, Michelle Bolsonaro, prevista para ocorrer entre 15h e 17h.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também