Anvisa aprova vacina do Butantan contra a dengue, a primeira do mundo com dose única
A nova vacina promete ampliar a proteção da população e reforçar o calendário nacional de imunização.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan, fazendo do Brasil o primeiro país a contar com um imunizante de dose única para a doença. Batizada de Butantan-DV, a vacina será destinada inicialmente a pessoas de 12 a 59 anos e deve integrar o Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Antes mesmo do aval regulatório, o Butantan já havia iniciado a produção em seu parque industrial. Atualmente, mais de 1 milhão de doses estão prontas para serem entregues ao PNI. Para ampliar a oferta, o instituto firmou parceria com a empresa chinesa WuXi, o que permitirá elevar a capacidade produtiva e alcançar cerca de 30 milhões de doses no segundo semestre de 2026.
Cenário epidemiológico da dengue preocupa autoridades

A aprovação da vacina ocorre em um momento de alerta. O país registrou 6,5 milhões de casos prováveis de dengue em 2024 — quatro vezes mais que no ano anterior. Em 2025, até meados de novembro, já foram contabilizados 1,6 milhão de casos. Desde o início dos anos 2000, mais de 20 milhões de brasileiros adoeceram em decorrência da dengue, cenário que reforça a necessidade de novas estratégias de prevenção.
Com o registro concedido pela Anvisa, agora cabe ao Ministério da Saúde definir o calendário de distribuição e aplicação da Butantan-DV. A adoção da dose única deve facilitar a logística e ampliar a cobertura vacinal em todo o país.