O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025
separação

Ministro Gilmar Mendes e ex-esposa viajam juntos à Europa após anunciarem separação

Ministro do STF e advogada encerram casamento de 18 anos, mas mantêm amizade e convivência social sem impactar compromissos profissionais

Anna Salgadopor Anna Salgado em 30 de novembro de 2025
ministro
Ministro Gilmar Mendes e ex-esposa se conheceram na UnB nos anos 1970 e oficializaram união em 2007, formando uma grande família com filhos e netos| Foto: Marcelo Camargo/ABr

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, e sua ex-esposa, Guiomar Feitosa, viajaram juntos para a Europa nesta semana, mesmo após anunciarem a separação. A decisão de viajar juntos demonstra a forte amizade que existe entre os dois há quase cinco décadas.

O ministro revelou ao jornal Folha de S. Paulo que ele e a advogada decidiram encerrar o casamento que durou 18 anos. O anúncio da separação foi feito neste sábado (29).

Guiomar Feitosa resumiu o fim do relacionamento e a continuidade do vínculo afetivo: “Cansamos de ser casados, mas não cansamos, e jamais cansaremos, de ser amigos”.

A história de Gilmar Mendes e Guiomar Feitosa é antiga. Eles se conheceram na Universidade de Brasília (UnB) nos anos 1970, enquanto estudavam Direito.

Eles engataram o namoro anos mais tarde, nos anos 2000, após ambos se separarem de seus primeiros casamentos. O casamento oficial ocorreu em 2007. Guiomar descreveu a união como um “familião”, pois reunia os filhos e netos de ambos. Entre 2010 e 2023, a vida pública do casal foi marcada por viagens e eventos sociais, sempre juntos.

Apesar da ruptura conjugal, a decisão de se separar não altera a convivência social nem os compromissos profissionais do casal.

A viagem conjunta à Europa é um sinal de que Gilmar Mendes e Guiomar Feitosa pretendem preservar a parceria em eventos e círculos sociais, evitando qualquer ruptura que possa afetar as agendas públicas. Guiomar Feitosa continua atuando no meio jurídico e mantendo relações institucionais, enquanto Gilmar Mendes segue como ministro do STF.

Carreira do Ministro

Gilmar Mendes é ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2002, tendo sido indicado para a corte pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Antes disso, ele atuou como Advogado-Geral da União e também como professor de Direito Constitucional.

Ao longo de sua carreira, Mendes participou de decisões históricas e é conhecido por suas posições firmes em temas como direitos fundamentais e garantias constitucionais.

ministro
Ministro Gilmar Mendes e ex-esposa se conheceram na UnB nos anos 1970 e oficializaram união em 2007, formando uma grande família com filhos e netos| Foto: Marcelo Camargo/ABr

Leia mais: Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, é solto após 11 dias preso na Operação Compliance Zero

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também