domingo, 16 de agosto de 2026
STF

Quando um ministro do STF decide sozinho, a democracia perde equilíbrio

Davi Alcolumbre reagiu com firmeza à decisão monocrática de Gilmar Mendes, afirmando que o Supremo ultrapassou limites e feriu prerrogativas do Congresso

Paula Costapor Paula Costa em
STF
Foto: Carlos Moura/Agência Senado

Em discurso no plenário do Senado Federal na tarde desta quarta-feira (3), o presidente da Casa, senador Davi Alcolumbre (União-AP), criticou uma decisão monocrática do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), proferida na ADPF 1.259. O parlamentar afirmou que a medida viola prerrogativas do Poder Legislativo, ignora a Lei 1.079/1950 e fere o princípio da separação dos Poderes, gerando reação imediata entre senadores e reforçando debates internos sobre limites de decisões individuais no Judiciário.

Interferência indevida do STF

O presidente do Senado, relatou ter recebido, ao longo da manhã, manifestações de parlamentares perplexos com o que classificou como mais uma interferência indevida do STF nas competências exclusivas do Congresso Nacional. Segundo ele, o Legislativo respeita o papel institucional do Supremo, mas exige reciprocidade para preservar o equilíbrio entre os Poderes.

Alcolumbre afirmou que a determinação do ministro Gilmar Mendes contraria o que está expressamente previsto na Lei, que garante a qualquer cidadão o direito de apresentar denúncia por crime de responsabilidade. O senador destacou que essa prerrogativa foi uma escolha do legislador e só poderia ser revista por meio de alteração normativa aprovada pelo Parlamento, jamais por decisão judicial.

STF
O presidente do Senado cobrou respeito institucional, defendeu a separação dos Poderes e reforçou que apenas o Parlamento pode alterar leis aprovadas pelo próprio Legislativo. Foto: Agência Senado

O presidente do Senado lembrou ainda que já tramita na Comissão de Constituição e Justiça um projeto elaborado pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que atualiza o marco legal dos crimes de responsabilidade. Ele citou também a necessidade de rever o uso de decisões monocráticas no Supremo, especialmente aquelas que suspendem a eficácia de leis aprovadas pelas duas Casas e sancionadas pelo chefe do Executivo.

Nesse contexto, Alcolumbre mencionou a PEC 8, aprovada no Senado e em análise na Câmara dos Deputados, que busca restringir alterações unilaterais de ministros do STF em matérias legisladas pelo Congresso. Para ele, somente decisões colegiadas deveriam ter poder para suspender normas vigentes.

Ao final, o presidente reforçou que o Parlamento permanece vigilante e empenhado em aperfeiçoar a legislação, garantindo que o direito de legislar -inclusive o de decidir ou não decidir – permaneça fiel à vontade popular, fundamento essencial do regime democrático.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

“O Gama é verde, Arruda é verde”, diz candidato ao GDF em 1º dia de campanha

ELEIÇÕES 2026

“O Gama é verde, Arruda é verde”, diz candidato ao GDF em 1º dia de campanha

Ex-governador começou o dia com missa no SIA e terminou no estádio do Gama, onde relembrou obras d...
Marconi

CORRIDA PELO GOVERNO

“Vamos vencer estas eleições”, afirma Marconi ao lançar campanha em Goianésia (GO)

Ex-governador apresentou propostas e disse que pretende retomar investimentos em saúde, educação,...
daniel vilela

ELEIÇÕES 2026

“O Entorno será a região mais forte de Goiás”, diz Daniel Vilela ao defender continuidade no primeiro dia de campanha

Governador percorreu seis cidades do Entorno do DF ao lado de Ronaldo Caiado e apresentou segurança...
Marconi

CORRIDA PELO GOVERNO

“Haverá segundo turno, com toda certeza”, afirma Marconi em Rio Verde (GO)

Tucano iniciou campanha ao Governo de Goiás neste domingo (16) e apresentou propostas para saúde, ...
Campanha

Eleição

Campanha eleitoral de 2026 começa neste domingo (16)

Início oficial da campanha libera atos de rua e propaganda na internet, enquanto horário eleitoral...
Lula

Eleição

Lula inicia campanha à reeleição em São Bernardo do Campo (SP)

Presidente abriu campanha à reeleição em São Bernardo do Campo com discurso sobre segurança pú...
celina leão

EM BRASÍLIA

Celina Leão inicia campanha ao GDF em Ceilândia ao lado de Michelle Bolsonaro

Governadora escolheu a maior região administrativa do DF para abrir oficialmente a disputa pela ree...
Bolsonaro

Eleição

Flávio Bolsonaro abre campanha com ataques ao governo Lula

Flávio Bolsonaro iniciou campanha em Copacabana, citou investigações sobre o INSS e reforçou dis...