O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
EUA x VENEZUELA

Maduro convoca brasileiros a sair nas ruas para “apoiar a Venezuela”

Pressão militar dos EUA cresce enquanto Maduro pede apoio regional e reforça soberania com aliados

Lalice Fernandespor Lalice Fernandes em 5 de dezembro de 2025
maduro
Foto: Marcelo Camargo/ABr

Em meio à intensificação das operações militares dos Estados Unidos no Caribe e no Pacífico, Nicolás Maduro mobilizou o discurso interno e externo para reafirmar a soberania venezuelana e buscar apoio de aliados regionais. Na quinta-feira (4), ele falou em português ao pedir solidariedade do povo brasileiro, enquanto Washington anunciava mais uma ação contra o narcotráfico em águas internacionais.

“A luta continua, a vitória é nossa. Viva a unidade do povo brasileiro, viva a unidade com o povo venezuelano”, declarou, antes de conclamar: “Povo do Brasil, saiam às ruas para apoiar a Venezuela em sua luta pela paz e soberania. Digo-lhes toda a verdade: temos o direito à paz com soberania. Viva o Brasil”.

maduro
Foto: Reprodução

A fala ocorreu no mesmo dia em que as Forças Armadas norte-americanas confirmaram a morte de quatro homens durante o ataque a uma embarcação suspeita de transportar drogas no Pacífico Oriental. Segundo comunicado, “informações de inteligência confirmaram que a embarcação transportava narcóticos ilícitos e estava navegando por uma rota conhecida de narcotráfico no Pacífico Oriental”. Os EUA realizaram, desde o início de setembro, ao menos 23 ofensivas semelhantes, que resultaram em mais de 80 mortes.

Maduro destaca apoio da China

No campo político, o ditador aproveitou programas de rádio e TV para reforçar o alinhamento internacional. Em “El Sofá”, um ministro afirmou que Maduro agradeceu ao MST pelo boné enviado em reconhecimento às organizações socialistas de Caracas. Já no programa “Con Maduro de Repente”, ele destacou o apoio diplomático de Pequim, afirmando que a China “apoia publicamente o direito da Venezuela de exercer sua soberania e à paz”.

Em seguida, endureceu o discurso afirmando que “se tivermos que recorrer à luta armada, será para lutar pela paz, pela soberania, pela nossa pátria”, acrescentando que espera manter o país “como está”. Maduro também descreveu a relação com os chineses como de “confiança profunda, ampla e estável” e disse que o momento atual representa uma oportunidade para aprofundar essa cooperação.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também