Ataque massivo russo deixam milhares de ucranianos sem energia, neste sábado (6)
Ataques atingem energia, portos e ferrovias, deixando milhares sem serviços essenciais
Drones e mísseis russos atingiram neste sábado (6) a infraestrutura de energia de oito regiões ucranianas, provocando apagões em áreas residenciais e industriais, informou o Ministério da Energia da Ucrânia.
O ministério destacou que as equipes de reparo atuam imediatamente, sempre que as condições de segurança permitem, para restabelecer a energia. “As empresas de energia estão fazendo todo o possível para restabelecer a energia a todos os clientes o mais rápido possível”, afirmou em mensagem no Telegram.

Ataques russos atingiram além de às usinas de energia
Os ataques não se limitaram às usinas de energia, um centro ferroviário próximo a Kiev também foi atingido, com danos ao depósito e a vagões. A Ukrzaliznytsia, empresa estatal de ferrovias, precisou cancelar diversos trens suburbanos na capital e na cidade de Chernihiv. Equipes de emergência relataram incêndio e destruição no local, sem detalhar a extensão dos danos.

As regiões de Chernihiv, Zaporizhzhia, Lviv e Dnipropetrovsk sofreram impactos em suas instalações de geração de energia e calor, enquanto no sul, em Odessa, 9.500 clientes seguem sem aquecimento e 34 mil sem abastecimento de água. As autoridades locais também informaram que parte das instalações portuárias da cidade ficou sem energia, obrigando operadores a recorrer a geradores de reserva.
Nos últimos dias, a Rússia intensificou ataques contra a infraestrutura energética e ferroviária da Ucrânia, em uma estratégia para afetar serviços essenciais e logística do país. Em resposta, a Polônia enviou caças durante a noite, mas o Comando Operacional das Forças Armadas ucranianas afirmou que não houve violação do espaço aéreo.