O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 8 de dezembro de 2025
após fortes chuvas

Comurg retira mais de 60 toneladas de resíduos após chuvas e reforça ações contra alagamentos em Goiânia

Limpeza ocorreu nos córregos Botafogo e Cascavel e incluiu remoção de árvores, lama e detritos em áreas críticas da capital

Micael Silvapor Micael Silva em 8 de dezembro de 2025
Comurg
Foto: Luciano Magalhães

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) intensificou, nesta segunda-feira (8/12), os serviços de limpeza e desobstrução em vários pontos da capital para reduzir os riscos de alagamentos após as fortes chuvas. Somente entre sábado (6) e domingo (7), as equipes retiraram mais de 60 toneladas de resíduos dos leitos dos córregos Botafogo e Cascavel, além de remover árvores e troncos que bloqueavam trechos considerados críticos.

Desde as primeiras horas do temporal, a Comurg registrou atendimentos para sete quedas de árvores e oito ocorrências de galhos caídos, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. As equipes priorizaram a liberação das vias e a desobstrução de áreas afetadas para minimizar danos e facilitar o escoamento da água.

Limpeza dos córregos e vias

O trabalho de retirada de massa verde, troncos e galhos está sendo realizado conforme as áreas são liberadas. A Comurg integra o Gabinete de Crises Climáticas e mantém equipes de plantão 24 horas por dia para atender emergências durante o período chuvoso.

As intervenções se concentraram inicialmente no Córrego Botafogo, ao longo da Marginal, onde uma árvore caída no leito foi removida próximo ao Viaduto Mauro Borges. No Córrego Cascavel, no Setor Campinas, a equipe retirou uma árvore e troncos acumulados na ponte da Avenida Padre Wendel. Também houve remoção de materiais na ponte da Rua Nonato Mota, que liga o Setor Pedro Ludovico à Vila Redenção.

Além dos córregos, houve raspagem de terra e lama acumulada nas vias. Toda a extensão da Marginal Botafogo, com 14 km, recebeu limpeza. Outros pontos, como o Setor Orlando de Morais, também passaram por ações preventivas.

Bairros prioritários no período chuvoso

A Comurg reforçou ainda os serviços em bairros que historicamente registram pontos de alagamento, como Jardim Guanabara, Setor Sudoeste, Riviera, Capuava e Recanto do Bosque, onde a equipe atuou na remoção de resíduos que poderiam ser arrastados pelas enxurradas.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também