O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 13 de dezembro de 2025
Preparação para 2026

Candidatos preparam percurso eleitoral com foco no Palácio das Esmeraldas

Estratégias voltadas ao ganho de eleitorado permeiam ações de Daniel, Marconi e Wilder

Marina Moreirapor Marina Moreira em 13 de dezembro de 2025
Candidatos
No ano que precede eleições, candidatos reforçam vínculos com apoiadores e com municípios estratégicos - Créditos: Agência Senado, Divulgação/Secom-GO e Beto Barata/Agência Senado

As movimentações dos pré-candidatos ao governo de Goiás têm se tornado cada vez mais estratégicas. Em ano pré-eleitoral, nota-se o estabelecimento de vínculos, por meio dos candidatos, com setores estratégicos que podem beneficiar suas candidaturas. Cabe destacar que iniciativas como o fortalecimento das ligações com o Entorno do Distrito Federal (DF), além da realização de programas sociais em várias cidades do Estado têm gerado destaque ao governo do vice de Caiado, o emedebista Daniel Vilela.

Por outro lado, seu futuro adversário eleitoral e ex-governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), marcou presença na última sexta-feira (12) na região metropolitana de Goiânia. Em um dos maiores municípios que compõem o entorno da capital, o ex-governador esteve em Goianira para discutir com vereadores da câmara do município questões relacionadas ao desenvolvimento regional, infraestrutura e políticas públicas.

Acesse também: Percepção de que Lula vai se reeleger avança entre deputados, aponta pesquisa

É importante relembrar que, nas eleições de 2022, Marconi cogitou concorrer ao governo do Estado, mas decidiu retirar a sua candidatura para investir no Senado. No entanto, ficou em 2º lugar na disputa pois terminou a corrida com 19,80% dos votos e fez com que Wilder Morais (PL) garantisse sua vaga como senador.

Candidatos
Ex-governador de Goiás e pré-candidato ao governo do Estado, Marconi Perillo (PSDB)

Hoje, ambos são tidos como adversários na competição pelo Palácio das Esmeraldas. Apoiado pelo deputado federal Aécio Neves e presidente do PSDB, Perillo confirmou sua candidatura em novembro deste ano em reunião do Diretório Nacional do partido e segue em busca de articulações que o ajudem a prosperar no atual cenário político estadual que tende a favorecer Vilela.

Ações governamentais

Nas últimas atividades de sua agenda, Daniel mostra avanços na implementação de ações de melhoria da infraestrutura rodoviária, garantia de moradia às populações vulneráveis e investimentos aplicados para modernização do estádio de futebol Serra Dourada.

Se Marconi busca fortalecer laços com a região metropolitana de Goiânia, Daniel também amplia sua influência no Entorno de Brasília, nos pequenos municípios goianos que, depois da capital do estado, formam o segundo maior colégio eleitoral de Goiás. Ainda nesta missão de cumprimento de agenda pelo Entorno, Vilela buscou estar presente até em municípios onde o agronegócio e o Partido Liberal se fazem mais forte.

Daniel
Daniel Vilela e Gracinha Caiado na edição do Goiás Social em Santo Antônio do Descoberto, entorno do DF – Créditos: Secom/GO

Dessa forma, muitas são as análises que buscam compreender a real influência de Daniel em relação ao ganho considerável de eleitorado, pois a imagem do vice-governador ainda está muito vinculada a de Caiado, o que pode ser um problema pois o entendimento é de que a gestão do governador é considerada mais técnica que política, ao contrário do que pode ocorrer com Vilela caso o mesmo seja eleito governador de Goiás.

Do senado à disputa do Estado

Já o senador Wilder Morais (PL-GO) surge como alternativa viável do bolsonarismo para disputar com Daniel e Marconi o governo estadual e aproveita seu mandato como senador para realizar ações de forma a favorecer seus interesses ao executivo.

Uma delas é um encontro, chamado “Rota 22”, que reuniu o senador com o prefeito de Jataí Geneilton Morais, os deputados Major Araújo e delegado Eduardo Prado, além de outras lideranças, que discutiram rumos do Partido Liberal para 2026.

Candidatos
O projeto Rota 22 será retomado em janeiro e deve percorrer todo estado até abril de 2026 – Créditos: divulgação

No palco, Wilder reforçou a necessidade de ampliar a presença do PL nos municípios e destacou que o ciclo do Rota 22 é fundamental para alinhar propostas e conhecer de perto as principais demandas dos cidadãos dos 246 municípios goianos.

Ao O HOJE, o marqueteiro político Leo Pereira comenta sobre a tentativa de melhoria de imagem de cada um dos candidatos ao governo de Goiás. “Para melhorar a imagem é muito mais complexo. É preciso planejamento estratégico de Comunicação Social. Envolve plano de governo, estudos técnicos, transversalidades, posicionamento do discurso, poesia, pedagogia, povo”.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também