O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 18 de dezembro de 2025
PL da Dosimetria

Lula diz que vai vetar integralmente o PL da Dosimetria e descarta acordo com a oposição

Sem rodeios, o presidente Lula (PT) avisou: o PL da Dosimetria não passa pelo Palácio do Planalto. “Vai chegar? Vai ser vetado”, disse em entrevista coletiva à imprensa

Paula Costapor Paula Costa em 18 de dezembro de 2025
Dosimetria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (18), no Palácio do Planalto, que irá vetar integralmente o Projeto de Lei da Dosimetria assim que a proposta chegar à Presidência da República. A declaração foi feita durante entrevista com jornalistas, pouco após a aprovação do texto pelo Senado Federal.

Ao falar com a imprensa, Lula foi enfático ao descartar qualquer tipo de acordo entre o governo e a oposição para a aprovação do Projeto de Lei da Dosimetria. Segundo o presidente, não houve negociação prévia com o Palácio do Planalto. “Se houve acordo, eu não fui informado. E se o presidente não foi informado, não houve acordo”, afirmou.

O chefe do Executivo reforçou que a proposta interfere diretamente no processo de responsabilização dos envolvidos em crimes contra o Estado Democrático de Direito, especialmente os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. Para Lula, discutir redução de penas antes da conclusão dos julgamentos e da identificação dos financiadores dos ataques é incompatível com a defesa da democracia.

“Eu quero dizer para vocês que, com todo o respeito que eu tenho ao Congresso Nacional, na hora que chegar na minha mesa, eu vetarei. Isso não é segredo para ninguém. Ao chegar na minha mesa, eu vetarei. Porque primeiro vamos terminar esse processo. Nós ainda não descobrimos os financiadores. Porque aquilo teve financiamento”, afirmou.

dosimetria
Lula confirma veto a projeto que pode reduzir pena de Bolsonaro

O presidente ressaltou ainda que respeita a autonomia do Congresso Nacional, mas destacou que o veto faz parte das prerrogativas do Executivo. Segundo ele, caberá posteriormente ao Legislativo decidir se mantém ou derruba a decisão presidencial, dentro do rito institucional.

Lula também alertou para o risco de relativizar os ataques às instituições democráticas. Para o presidente, esquecer a gravidade dos fatos de janeiro de 2023 compromete a própria democracia e abre precedentes perigosos para o país. “Nós precisamos levar muito a sério o que aconteceu no dia 08 de janeiro de 2023, e tem gente que quer que a gente esqueça, mas a gente não pode esquecer”, acrescentou o presidente.

“Se a democracia esquecer da importância que ela tem para uma nação, a gente termina perdendo o jogo. Então, é isso que eu posso dizer: o Congresso tem o direito de fazer as coisas, eu tenho o meu direito de vetar, o Judiciário tem o direito de derrubar o meu veto ou não. É assim que é o jogo”, disse Lula, garantindo o veto.

PL da Dosimetria no Senado

O Senado aprovou, na quarta-feira (17), o Projeto de Lei nº 2.162/2023, conhecido como PL da Dosimetria, que altera critérios para a fixação e execução das penas em crimes contra o Estado Democrático de Direito. A proposta alcança condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 e outros casos relacionados.

O texto foi aprovado no plenário por 48 votos favoráveis, 25 contrários e uma abstenção, após passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Com aval da Câmara dos Deputados e do Senado, o projeto será encaminhado à Presidência da República para sanção ou veto.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também