Diretora e servidoras de escola em Aparecida são detidas suspeitas de desviar merenda de alunos
Servidoras são da Escola Municipal Wilsonina de Fátima, no setor Independência Mansões. GCM chegou até o local após denúncia anônima
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Aparecida de Goiânia conduziu à delegacia, na tarde desta quinta-feira (18), três servidoras municipais suspeitas de envolvimento em um esquema de desvio de itens da merenda escolar e materiais de papelaria na Escola Municipal Wilsonina de Fátima, no setor Independência Mansões.
O caso começou após uma denúncia anônima recebida pela Secretaria de Educação, que passou a analisar as imagens de videomonitoramento da unidade. As imagens levantaram indícios de que caixas de leite, alimentos e outros materiais estavam sendo retirados de forma irregular e armazenados em veículos utilizados por servidores da escola.
Itens da merenda foram distribuídos
Conforme os registros, as servidoras envolvidas foram vistas carregando produtos da merenda em um carrinho de supermercado e levando-os a um cômodo interno da escola. Em seguida, os itens são retirados desse espaço e distribuídos entre o grupo, com parte sendo colocada em sacolas ou guardada em armários. Um dos vídeos mostra ainda uma das mulheres deixando o estacionamento da escola com sacolas e caixas nas mãos, passando pelo portão em direção ao lado de fora da unidade.
As três conduzidas ao 2º Distrito Policial de Aparecida de Goiânia são:
- a diretora da escola, servidora efetiva da rede municipal;
- uma servidora da área administrativa da unidade;
- uma colaboradora terceirizada.
Na delegacia, as servidoras prestam esclarecimentos enquanto a Polícia Civil apura os fatos e avalia possíveis crimes contra a administração pública, que podem resultar em responsabilizações na esfera penal.
Além da investigação criminal, a Secretaria Municipal de Educação informou que abrirá um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar a conduta das servidoras envolvidas no caso. Caso as irregularidades sejam confirmadas, as penalidades previstas em lei podem incluir exoneração ou demissão dos cargos públicos.
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia divulgou nota reforçando que não compactua com qualquer tipo de desvio ou uso indevido de recursos públicos, em especial os destinados à merenda escolar dos estudantes, e destacou que a integração entre as secretarias foi fundamental para a rápida identificação e interrupção da prática irregular.
A reportagem não conseguiu localizar a defesa das envolvidas.
Leia mais: Matrícula escolar em Goiás exige certificado de vacinação atualizado