quinta-feira, 29 de outubro de 2026
Cirurgia

Bolsonaro é internado para cirurgia sob regras impostas pelo STF

Ex-presidente foi internado nesta quarta-feira (24), em Brasília, para exames pré-operatórios antes de uma cirurgia de hérnia inguinal marcada para quinta (25). Moraes estabeleceu regras rígidas: vigilância 24h da PF, proibição de celulares e visitas restritas à esposa, Michelle

Paula Costapor em
Cirurgia
Ex-presidente é levado a hospital em Brasília com escolta da PF e segurança reforçada por ordem de Alexandre de Moraes. Crédito: Agência Brasil.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi internado na manhã desta quarta-feira (24), no Hospital DF Star, na Asa Sul de Brasília, para a realização de exames pré-operatórios antes de uma cirurgia para correção de uma hérnia inguinal bilateral, marcada para quinta-feira (25). A internação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após parecer favorável de médicos particulares e peritos da Polícia Federal.

Bolsonaro foi levado ao hospital por agentes da Polícia Federal por volta das 9h30, saindo da Superintendência da corporação na capital federal. Ele chegou acompanhado da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, única pessoa autorizada a atuar como acompanhante oficial durante o período de internação.

A defesa do ex-presidente solicitou a internação antecipada para viabilizar a realização de exames clínicos e laboratoriais necessários antes do procedimento cirúrgico. O pedido foi analisado e deferido por Alexandre de Moraes, que impôs uma série de medidas de segurança e restrições durante a permanência de Bolsonaro no hospital.

Entre as determinações, está a vigilância ininterrupta, com a presença mínima de dois agentes da Polícia Federal posicionados na porta do quarto, além de equipes adicionais dentro e fora da unidade hospitalar. Também foi proibida a entrada de celulares e outros dispositivos eletrônicos no local, com exceção de equipamentos médicos indispensáveis ao tratamento.

O ministro ainda restringiu o regime de visitas. Embora a defesa tenha solicitado que os filhos Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) atuassem como acompanhantes secundários, apenas Michelle Bolsonaro recebeu autorização formal. Qualquer outra visita dependerá de aval prévio do STF, nos mesmos moldes adotados durante o período em que Bolsonaro permaneceu custodiado na sede da Polícia Federal.

A autorização para a cirurgia ocorreu após a apresentação de uma perícia médica determinada pelo próprio STF. O exame foi conduzido por peritos do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal, depois que Moraes considerou desatualizados os laudos inicialmente apresentados pela defesa. A avaliação confirmou o diagnóstico de hérnia inguinal bilateral e indicou a necessidade de cirurgia eletiva.

Além da hérnia, o laudo pericial apontou um quadro persistente de soluços, relatado pelo ex-presidente durante a anamnese. Segundo os peritos, o problema tem provocado prejuízos ao sono e à alimentação, com possível comprometimento neurológico, o que reforçou a recomendação de realização do procedimento com brevidade.

De acordo com integrantes da equipe médica, a expectativa é de que a internação se estenda por um período entre cinco e sete dias, a depender da evolução clínica no pós-operatório.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Jair Bolsonaro (PL) Michelle Bolsonaro ministro alexandre de moraes Policia Federal Superior Tribunal Federal (STF)

Veja também

Governo estuda “lista suja” para empresas acusadas de assédio eleitoral

ASSÉDIO ELEITORAL

Governo estuda “lista suja” para empresas acusadas de assédio eleitoral

Ministério do Trabalho anuncia força-tarefa para combater pressões e demissões motivadas por esc...
Disputa no PL é resultado do crescimento da legenda, avalia especialista

Gayer x Wilder

Disputa no PL é resultado do crescimento da legenda, avalia especialista

Cientista alega que aumento das bancadas na Alego e na Câmara dos Deputados não é resultado “tr...
Primeira versão de carta de Flávio Bolsonaro trazia brasão antigo do Brasil

"Presidente eleito"

Primeira versão de carta de Flávio Bolsonaro trazia brasão antigo do Brasil

Flávio Bolsonaro corrige brasão de carta após erro na identificação oficial do Brasil
Deputado ironiza carta de Flávio Bolsonaro após senador se declarar presidente eleito; “Que autoestima boa”

Resultado das eleições

Deputado ironiza carta de Flávio Bolsonaro após senador se declarar presidente eleito; “Que autoestima boa”

Fábio Felix, eleito deputado federal pelo Distrito Federal, publicou um vídeo em que se autoprocla...
Alego

Presidência da Alego

Grupo de deputados quer fim da reeleição para maior alternância na direção da Alego

Proposta de Talles Barreto recebeu 21 votos favoráveis em votação preliminar; articulação reún...
Em carta, Flávio Bolsonaro se declara “verdadeiro presidente eleito do Brasil” após ir para os EUA

DECLARAÇÃO

Em carta, Flávio Bolsonaro se declara “verdadeiro presidente eleito do Brasil” após ir para os EUA

Senador agradeceu a Donald Trump e Javier Milei e alegou fraude eleitoral. No documento, afirma que ...
Vorcaro

investigação

PF aponta Vorcaro e ex-presidente do BRB como integrantes de núcleo estratégico em investigação sobre fraude bancária

Relatório de mais de 700 páginas foi enviado à PGR nesta quarta-feira (28); entre os investigados...
Nunes Marques pede que PGR se manifeste sobre pedido para rever pena de Bolsonaro

Trama Golpista

Nunes Marques pede que PGR se manifeste sobre pedido para rever pena de Bolsonaro

A defesa do ex-presidente protocolou a petição no STF em setembro