domingo, 13 de setembro de 2026
TENSÃO

Trump anuncia sanções a europeus por “censura”

União Europeia condena ação dos EUA e afirma que suas regras digitais não serão ditadas

Lalice Fernandespor em
Trump anuncia sanções a europeus por “censura”
Foto: Divulgação/ Casa Branca

Os Estados Unidos anunciaram na terça-feira (23) uma nova rodada de proibições de viagem contra cinco cidadãos europeus, acusados pelo governo Trump de pressionar empresas de tecnologia a censurar ou suprimir opiniões norte-americanas. As restrições, divulgadas pelo Departamento de Estado, fazem parte de uma política de vistos apresentada em maio e voltada a estrangeiros considerados responsáveis por censura de discursos protegidos nos EUA.

O secretário de Estado, Marco Rubio, classificou os atingidos como ativistas “radicais” ligados a organizações não governamentais e afirmou que Washington não tolerará “atos flagrantes de censura extraterritorial”.

trump
Foto: Divulgação/ Casa Branca

O secretário declarou que “por muito tempo, ideólogos na Europa lideraram esforços organizados para coagir plataformas americanas a punir pontos de vista americanos aos quais se opõem”. Segundo ele, as ações atribuídas aos europeus criaram “consequências potencialmente graves para a política externa dos EUA”.

Entre os atingidos está o ex-comissário europeu Thierry Breton, que supervisionou a aplicação das regras de redes sociais da União Europeia e entrou em conflito no ano passado com Elon Musk após a transmissão de uma entrevista com Trump antes da eleição presidencial. Também foram incluídos Imran Ahmed, Josephine Ballon, Anna-Lena von Hodenberg e Clare Melford.

Europa não recebe bem o anúncio de Trump

A reação europeia à decisão de Donald Trump, veio em sequência. A Comissão Europeia afirmou que tomará medidas contra quaisquer “medidas injustificadas” e disse ter solicitado esclarecimentos formais ao Departamento de Estado. O órgão ressaltou que a UE é um mercado único baseado em regras e com direito soberano de regular atividades econômicas de acordo com seus valores democráticos. “Nossas regras digitais garantem um ambiente seguro, justo e equitativo”, declarou.

O presidente francês, Emmanuel Macron, disse que conversou com Breton e afirmou que a Europa vai “resistir firmemente à pressão”. Para ele, “as regras que regem o espaço digital da União Europeia não devem ser determinadas fora da Europa”.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Donald Trump Estados Unidos Europa sanção sanções União Europeia

Veja também

el niño

ALERTA CLIMÁTICO

El Niño tem 90% de chance de ser o mais forte desde 1950

Projeção do NOAA aponta alta probabilidade de intensidade extrema no fenômeno durante a primavera...
Aprovação de Trump cai para 33% e maioria dos eleitores diz estar pior financeiramente

Economia

Aprovação de Trump cai para 33% e maioria dos eleitores diz estar pior financeiramente

Trump tem menor aprovação desde início do segundo mandato, com economia no centro das críticas
11 de setembro

MEMÓRIA

25 anos do 11 de Setembro: o dia que mudou o mundo

Uma manhã de céu aberto nos Estados Unidos se transformou em uma sequência de ataques que atingiu...
“Estão apostando com nossas vidas”, diz ex-pesquisador da OpenAI e da Anthropic

REVOLUÇÃO DAS MÁQUINAS?

“Estão apostando com nossas vidas”, diz ex-pesquisador da OpenAI e da Anthropic

Jacob Coxon deixou a indústria de inteligência artificial e acusou as duas empresas de avançarem ...
rússia

Zelensky

Avião de Zelensky quase é atingido por drone durante voo, diz premiê da Noruega

Presidente ucraniano viajava da Moldávia para Oslo, onde participou do funeral do rei Harald
Itália registra verão mais quente desde 1950, aponta instituto de pesquisa

Verão italiano

Itália registra verão mais quente desde 1950, aponta instituto de pesquisa

Temperatura média chegou a 24,6°C em 2026, enquanto agosto bateu recorde histórico com 25,6°C
Austrália quer dar ao usuário controle sobre o algoritmo das redes sociais

MAIS CONTROLE

Austrália quer dar ao usuário controle sobre o algoritmo das redes sociais

Proposta permite escolher entre recomendações personalizadas ou apenas publicações de perfis seg...
Rússia e Coreia do Norte colocam em operação nova ligação rodoviária

APROXIMAÇÃO

Rússia e Coreia do Norte colocam em operação nova ligação rodoviária

Ponte sobre o rio Tumen terá uso inicial para cargas e deve receber passageiros até o fim do ano