Trump divulga imagens da captura de Nicolás Maduro
Trump confirma operação que neutralizou forças venezuelanas e anuncia governo de transição com foco no petróleo
Os Estados Unidos realizaram uma ofensiva militar de grande escala contra a Venezuela, resultando na captura do ditador Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores. O presidente americano, Donald Trump, confirmou a ação militar e divulgou nas redes sociais uma imagem de Maduro vendado após ser detido.

A operação, realizada em conjunto com forças de aplicação da lei dos EUA, incluiu bombardeios em Caracas e outras regiões, resultando na inutilização de todas as capacidades militares venezuelanas e no corte de energia na capital. Segundo Trump, nenhum militar americano foi morto na ação, que ele descreveu como um ataque com magnitude não vista desde a Segunda Guerra Mundial.
Falas de Trump
Governo de Transição e Petróleo Em pronunciamento à nação, Trump afirmou categoricamente: “Vamos governar o país até que haja uma transição adequada e justa”. O presidente republicano destacou que o petróleo venezuelano “voltará a fluir” sob a operação de empresas americanas, que devem injetar bilhões de dólares para recuperar a infraestrutura do país. Invocando a Doutrina Monroe, Trump declarou que “ninguém nunca mais questionará o poderio americano no nosso hemisfério”.
Julgamento em Nova York Maduro e Cilia Flores estão atualmente sob custódia em um navio militar no Caribe. Eles serão enviados para Nova York, onde responderão perante a Justiça americana por crimes de narcoterrorismo e tráfico de drogas. Washington ainda não detalhou quais provas serão apresentadas contra o casal e outros aliados, como o ministro Diosdado Cabello.
Reações internas
- Oposição: A líder opositora e vencedora do Nobel da Paz, María Corina Machado, comemorou a captura, afirmando que “chegou a hora da liberdade”. Ela solicitou que Edmundo González seja reconhecido imediatamente como comandante em chefe das Forças Armadas.
- Regime: Antes de sua captura, a ditadura venezuelana relatou que os bombardeios afetaram a população civil e anunciou um “desdobramento massivo” de armas para defesa. O ministro da Defesa, Vladimir Padrino, afirmou em vídeo que o país resistirá à presença de tropas estrangeiras.
Trump indicou que María Corina Machado pode ser a escolha de Washington para liderar a transição, garantindo que ninguém “leal a Maduro” permanecerá no poder.
LEIA MAIS: Trump revela que ordenou ataque à Venezuela e anuncia captura de Nicolás Maduro
