O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
DIPLOMACIA

Sheinbaum garante que Trump não planeja ação militar no México

Conversa entre os líderes ocorre após Trump afirmar que os EUA iniciariam operações terrestres contra cartéis no México

Lalice Fernandespor Lalice Fernandes em 12 de janeiro de 2026
Sheinbaum
Foto: Divulgação/ Governo do México

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, afirmou na segunda-feira (12) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não planeja uma ação militar em território mexicano. A declaração foi feita após uma conversa telefônica entre os dois líderes, confirmada por Sheinbaum durante sua coletiva de imprensa diária.

Segundo a presidente, Trump sugeriu uma atuação direta dos EUA no combate aos cartéis de drogas que operam no México, proposta que foi recusada. Sheinbaum reforçou que a cooperação entre os dois países ocorre dentro dos limites da soberania mexicana e destacou resultados apresentados por seu governo. De acordo com ela, em um ano houve redução de 50% no tráfico de fentanil em direção ao país vizinho. “Continuamos a colaborar no âmbito da nossa soberania”, declarou.

A ligação ocorre após Trump afirmar, na quinta-feira (8), que os Estados Unidos iniciariam operações terrestres contra cartéis de drogas que, segundo ele, “estão controlando o México”.

Sheinbaum
Foto: Divulgação/ Casa Branca

Conversa entre Sheinbaum e Trump foi “muito produtiva”

Sheinbaum também se manifestou sobre o telefonema em uma publicação na rede social X. Ao divulgar uma foto ao lado de integrantes de sua equipe, classificou a conversa como “muito produtiva” e afirmou que os dois presidentes discutiram temas como segurança, redução do tráfico de drogas, comércio e investimentos. “A colaboração e a cooperação num contexto de respeito mútuo sempre trazem resultados”, escreveu.

Ainda, quando questionada sobre declarações recentes de Trump envolvendo Cuba, Sheinbaum negou ter tratado do assunto com autoridades cubanas, mas afirmou estar disposta a “ajudar na comunicação, caso seja solicitado”. No domingo (11), Trump disse que Cuba não terá mais acesso ao petróleo ou ao dinheiro da Venezuela e sugeriu que o secretário de Estado Marco Rubio deveria se tornar presidente do país.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também