O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 16 de janeiro de 2026
Secretariado

Mabel faz trocas no Paço para melhorar avaliação e ajudar eleição de Daniel

Prefeito de Goiânia articula mudanças no corpo de secretários para avançar na entrega de resultados da gestão e ajustar imagem do governo em ano eleitoral

Thiago Borgespor Thiago Borges em 16 de janeiro de 2026
Mabel faz trocas no Paço para melhorar avaliação e ajudar eleição de Daniel
Mabel empossa Adonídio Neto, novo titular da Sedicas | Foto: Divulgação/Secom Goiânia

O prefeito Sandro Mabel (União Brasil) anunciou nesta semana que serão feitos “ajustes” no secretariado da Prefeitura de Goiânia no primeiro semestre deste ano. As trocas no Paço Municipal possuem, além do aspecto técnico-administrativo, o componente político, sobretudo pela disputa eleitoral de 2026. 

No início da semana, Mabel empossou o auditor fiscal Adonídio Neto na Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços (Sedicas). A pasta estava sem titular desde dezembro, quando Bárbara Jullienny de Sousa deixou o cargo. A ex-secretária comandava a Sedicas interinamente após a saída de Diogo Franco, irmão do vereador Igor Franco (MDB), que foi exonerado da pasta após o parlamentar deixar o cargo de líder de governo na Câmara Municipal. 

Além da Adonídio, outras mudanças no secretariado são esperadas. A presidente da Agência Municipal de Turismo e Eventos (GoiâniaTur), Nárcia Kelly (PP), é uma das saídas já confirmadas. Prefeita de Bela Vista de Goiás por dois mandatos (eleita em 2016 e reeleita em 2020), a pepista será candidata a deputada estadual. Outro nome que pode disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) é a secretária de Governo, Sabrina Garcez. Filiada ao Republicanos, a ex-vereadora está entre as cotadas do grupo político de Mabel para ser candidata neste ano. 

Na Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), Djan Hennemann deve deixar o comando da pasta ainda este mês para que o jornalista Jarbas Rodrigues assuma a titularidade da Secom. Jarbas trabalhou na campanha de Mabel em 2024 e atua como assessor especial do prefeito. Além disso, mudanças na Secretaria Municipal de Administração (Semad), Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), Secretaria Municipal de Articulação Institucional e Captação (Secap) e na Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) podem acontecer. 

Leia mais: Na Bahia, Caiado foca discurso na segurança, calcanhar de Aquiles do PT no Estado

Mabel alvo de críticas

Sob o olhar administrativo, o secretariado de Mabel foi alvo de críticas no primeiro ano de gestão. A falta de atendimento irritou vereadores que compõem a base governista, que por vezes subiram à tribuna da Câmara Municipal para criticar os secretários do prefeito. Mabel já deixou claro que a permanência dos titulares das pastas da prefeitura passa pela entrega de resultados. 

Sob o viés político das trocas de Mabel, tudo perpassa pelo ano eleitoral. Para além das trocas necessárias em razão de candidaturas de secretários, a leitura é que o prefeito precisa melhorar sua avaliação perante a população, o que passa pelos resultados apresentados pela gestão, inclusive dos secretários. 

Cabo eleitoral de Daniel Vilela

Aliado político do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), a expectativa é que Mabel atue como cabo eleitoral na campanha do vice-governador Daniel Vilela (MDB) e demais candidatos da base governista na Região Metropolitana, principalmente na Capital. Para isso, é importante que a imagem de sua gestão agrade o eleitorado goianiense. 

De acordo com a pesquisa AtlasIntel divulgada no final de 2025, a gestão Mabel é a quinta pior do Brasil entre as capitais. Com apenas 38% de aprovação e 19% de avaliação como uma administração ótima ou boa, o trabalho do prefeito sofre o desgaste da alta reprovação com apenas um ano à frente do Paço. 

Segundo levantamento encomendado pela equipe da prefeitura, a avaliação positiva da gestão está em 30%. Informação publicada pelo jornal O Popular dá conta de que Mabel quer chegar a pelo menos 50% de aprovação até o final de 2026. 

Essa melhora na avaliação da gestão pelo goianiense é vista como fundamental para ajudar Daniel Vilela, que assumirá o governo em abril, a ser reeleito em outubro. Caso contrário, Mabel pode ser um ponto de preocupação para a base do governo Caiado e representar um prejuízo à campanha do vice-governador ao Palácio das Esmeraldas.

Com 1.030.285 eleitores, Goiânia é o maior colégio eleitoral do Estado. Logo, os resultados entregues pela gestão de Mabel, que conta com o apoio do grupo político que comanda o Palácio das Esmeraldas e planeja permanecer por lá por mais quatro anos, podem impactar no resultado das eleições deste ano.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também