O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 19 de janeiro de 2026
Eleições 2026

Pré-candidatos ao governo intensificam agendas no início do ano em Goiás

Com foco em entregas, escuta popular e articulação partidária, Daniel Vilela, Marconi Perillo e Wilder Morais intensificam compromissos políticos e administrativos

Bruno Goulartpor Bruno Goulart em 19 de janeiro de 2026
Pré-candidatos ao governo intensificam agendas no início do ano em Goiás
Daniel, Marconi e Wilder retomaram agendas logo após o recesso de fim de ano. Fotos: Divulgação/Secom Goiás, Divulgação/PSDB e Agência Senado

Bruno Goulart

A largada do ano eleitoral em Goiás já mostra um ritmo acelerado entre os principais pré-candidatos ao Governo do Estado. Daniel Vilela (MDB), vice-governador que assumirá o comando do Palácio das Esmeraldas em abril, Marconi Perillo (PSDB), ex-governador que aposta na reconexão com as pessoas, e Wilder Morais (PL), senador e presidente estadual do partido, retomaram as agendas públicas e políticas logo após o recesso de fim de ano, cada um com estratégias bem definidas para consolidar espaço na disputa.

Daniel Vilela

No caso de Daniel Vilela, a agenda foi reativada ainda nos primeiros dias de janeiro, com forte ênfase em ações administrativas e entregas. Desde o dia 5, o vice-governador tem participado de eventos que reforçam a vitrine de governo. 

Entre as principais últimas agendas estão a entrega de quatro novos helicópteros para a segurança pública de Goiás, a inauguração das obras no Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG), que somam quase R$ 70 milhões em investimentos, e o anúncio do Plano de Desenvolvimento do Setor Florestal de Goiás e Suas Vantagens Competitivas, feito nesta quinta-feira (15), no Palácio das Esmeraldas.

A iniciativa voltada ao setor florestal organiza ações do Governo de Goiás para ampliar a base produtiva, atrair novos empreendimentos e consolidar o Estado como destino estratégico para investimentos, com destaque para a cadeia de papel e celulose. 

Leia mais: Prefeito Sandro Mabel veta projeto que acabava com a Taxa do Lixo em Goiânia

Segundo interlocutores, essa linha de atuação deve seguir como prioridade nos próximos meses, com foco em obras estruturantes, ações sociais e entregas de moradias pelo programa Pra Ter Onde Morar.

Além disso, a expectativa é de intensificação da presença de Daniel no interior do Estado, segundo interlocutores. A agenda política deve ser reforçada com encontros regionais da base aliada, que serão organizados de olho na pré-campanha ao governo.

Marconi Perillo

Já Marconi Perillo aposta em uma movimentação distinta. De acordo com o deputado estadual Gustavo Sebba (PSDB), o ex-governador teve um recesso curto e manteve compromissos mesmo durante o período de festas. Agora, a partir da próxima terça-feira (20), a agenda será ainda mais intensa, com visitas a várias cidades no mesmo dia.

Segundo Sebba, o foco de Marconi tem sido menos a articulação formal com prefeitos e mais a escuta direta da população. Câmaras Municipais têm sido o principal espaço dessas visitas, por serem consideradas a “casa do povo” nos municípios. O objetivo é ouvir demandas, compreender dificuldades locais e reforçar a imagem de um político que conhece profundamente os 246 municípios goianos.

Por outro lado, aliados avaliam que essa estratégia de base tem refletido positivamente nas pesquisas, com crescimento gradual do ex-governador. A leitura no entorno tucano é de que a pré-candidatura de Marconi tem se consolidado “de baixo para cima”, impulsionada pelo contato direto com a população, enquanto prefeitos que simpatizam com seu nome evitam declarações públicas por receio de retaliações do governo. 

“Eu tenho muita convicção na vitória do Marconi, porque se você considerar o Daniel com toda a máquina na mão, está empatado ou até atrás do Marconi”, avalia Sebba.

Wilder Morais

Enquanto isso, Wilder Morais inicia 2026 no mesmo ritmo em que encerrou o ano anterior. De acordo com fontes próximas ao senador, Wilder tem intensificado conversas com lideranças políticas com foco na montagem das chapas proporcionais do PL e na filiação de novos quadros ao partido. 

Paralelamente, segue engajado no projeto Rota 22, iniciativa da direção nacional do PL voltada à escuta popular e ao diagnóstico das demandas municipais, que passa por diferentes municípios e regiões do Estado.

Em Goiás, o Rota 22 teve início em 2025 e já foi retomado neste ano, com a realização de pesquisas presenciais em todos os municípios e a previsão de cerca de 20 encontros regionais até março. A proposta é construir um retrato detalhado das necessidades locais e fortalecer o discurso do partido junto à população. (Especial para O HOJE)

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também