Ritmo acelerado de compromissos coloca Daniel no centro das agendas de governo
Vice-governador amplia presença em entregas, reuniões internas e eventos setoriais, enquanto constrói diálogo político com lideranças de todo o Estado; emedebista assume governo em abril
Bruno Goulart
A agenda do vice-governador Daniel Vilela (MDB) ao longo desta semana evidencia um ritmo acelerado de compromissos administrativos, marcado por entregas, participação em eventos e reuniões internas. Paralelamente, como é natural em cargos executivos de alto escalão, os compromissos também funcionam como espaço de diálogo político com lideranças municipais, setoriais e partidárias de todas as regiões de Goiás. Segundo lideranças emedebistas ouvidas pelo O HOJE, o movimento já antecipa a preparação de Daniel para exercer o comando do Estado a partir de abril.
Na segunda-feira (19), por exemplo, o vice-governador participou, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, da apresentação do balanço de dados da Segurança Pública em Goiás. O encontro reuniu integrantes da cúpula do governo e destacou indicadores da área, considerada uma das vitrines da atual gestão. Ainda na noite de segunda, Daniel Vilela esteve na celebração conjunta de aniversário do pastor Biramar e da pastora Tállita, lideranças religiosas com atuação junto à juventude evangélica.
Na terça-feira (20), o vice-governador participou do lançamento dos programas Codego Mais Legal e Descomplica Codego, ao lado do governador Ronaldo Caiado (UB). As iniciativas têm como foco a regularização de pendências e a simplificação de regras para empresas instaladas em distritos industriais para ampliar a previsibilidade e a segurança jurídica para o setor produtivo.
No mesmo dia, em Aparecida de Goiânia, Daniel participou da inauguração da nova sede do Colégio Estadual José Bonifácio da Silva, ao lado da primeira-dama Gracinha Caiado. A obra recebeu investimento de R$ 5,6 milhões. Na ocasião, Daniel reforçou o discurso de prioridade à educação. “A educação é prioridade do nosso governo”, afirmou, ao destacar os investimentos feitos na área.
Agenda interna de Daniel
Já na quarta-feira (21), a agenda foi predominantemente interna. De acordo com fontes próximas, Daniel recebeu prefeitos e vereadores do interior ao longo do dia, além de manter reuniões com parlamentares da base aliada. Os encontros foram voltados ao acompanhamento de demandas municipais e ao alinhamento administrativo, tendo vista que, em abril, Vilela assume oficialmente o governo.
Nesta quinta-feira (22), Daniel Vilela participou de um evento do setor agropecuário em Piracanjuba, ao reforçar a interlocução com um dos segmentos mais relevantes da economia goiana. O contato direto com produtores e lideranças do agro também integra a estratégia de presença regional do vice-governador.
Leia mais: Caiado admite conversar com outros partidos para ser candidato a presidente
De acordo com o ex-deputado federal Euler Morais (MDB), o atual momento é de transição gradual dentro do Executivo estadual e também de articulação política. Segundo Euler, Daniel Vilela trabalha com a expectativa de consolidar a aliança entre o MDB e o PL, movimento que, na avaliação do emedebista, tem sido conduzido bem sob a orientação do governador Ronaldo Caiado. “Daniel está na expectativa dessa aliança [MDB e PL], confiante de que está sendo muito bem conduzido pelo governador”, afirmou.
Foco até abril
Para Euler, até abril o vice-governador deve manter o foco prioritariamente na agenda administrativa. “O vice-governador tem que, daqui até abril, cumprir a agenda administrativa, porque o governador Ronaldo Caiado vai estar envolvido com o cenário nacional”, disse.
Euler também destacou os desafios imediatos da gestão. “Temos muitas obras nas áreas de infraestrutura para serem concluídas, o MotoGP [que será realizado em março] vai mexer muito com o Estado pelo fluxo do turismo e pelo que representa para o comércio e os serviços. Daniel está agora acelerando suas atividades para, a partir de abril, exercer o comando de Goiás”, concluiu. (Especial para O Hoje)