O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 29 de janeiro de 2026
Reaproximação com o Governo

Cresce expectativa do apoio de Márcio Corrêa à pré-candidatura de Daniel

Prefeito de Anápolis, que é filiado ao PL, mantém boa relação com o vice-governador, que esteve no município nesta quarta-feira (28)

Marina Moreirapor Marina Moreira em 29 de janeiro de 2026
Daniel
Márcio Corrêa se reaproximou do governo estadual por intermédio de Daniel Vilela - Créditos: Hegon Corrêa

As passagens do vice-governador Daniel Vilela (MDB) pelo Entorno do Distrito Federal (DF), pelos municípios do interior goiano e, agora, por grandes cidades como Anápolis são vistas por analistas políticos como algo além do simples cumprimento de agenda administrativa. 

A percepção é que o saldo positivo da pré-candidatura do vice de Ronaldo Caiado (PSD) para o Governo de Goiás tende a crescer a cada vez que o emedebista cumprir atividades administrativas em regiões estratégicas por meio da combinação de afazeres relativos à sua gestão como vice com tarefas políticas inerentes à sua pré-candidatura. 

Daniel
Daniel tem desafio comum aos políticos que estão em cargos de alto escalão em ano eleitoral: conciliar compromissos administrativos e agenda política – Créditos: Benedito Braga

A presença de Daniel em locais onde há a predominância de um eleitorado estratégico, como as regiões citadas, faz com que a atenção de líderes locais e prefeitos se volte para a atuação do governo, como é o caso de governantes de cidades que constituem o Entorno e o interior goiano, e isso tende a gerar reflexos nas urnas em outubro. 

Acesse também: Caiado será determinante para escolha do vice na chapa de Daniel

Tanto é que o oponente mais forte de Daniel na disputa pelo Palácio das Esmeraldas, o ex-governador Marconi Perillo (PSDB), também busca percorrer um trajeto semelhante ao de seu adversário. A intenção é estabelecer vínculos com lideranças políticas e setores que favoreçam o projeto político rumo ao Palácio das Esmeraldas. 

Daniel
Marconi Perillo durante reunião com vereadores em Planaltina, Entorno do DF – Créditos: Divulgação

Porém, Daniel avança quando o assunto é o quantitativo de apoiadores da atual gestão e, em determinados casos, consegue admiração até de políticos que um dia estiveram contra Caiado. 

É o caso do prefeito de Anápolis, Márcio Corrêa (PL) que, de acordo com interlocutores, já teve desentendimentos com Caiado devido à ação do governador em demonstrar apoio a um dos principais adversários de Corrêa, o ex-prefeito de Anápolis, Roberto Naves (Republicanos). 

Disputa eleitoral

Em 2016, o republicano se candidatou a prefeito de Anápolis e venceu às eleições com 51,23%, 88.730 votos. Em 2020, disputou à reeleição e venceu novamente ao receber 82.139 votos, 46,64% do total. 

Quatro anos depois, Márcio recebeu 106.263 votos, o equivalente a 58,56%, no segundo turno em 2024. Por conta disso e outros fatores, Márcio se afastou temporariamente de Caiado e Daniel, mas precisou restabelecer contato devido a dificuldades enfrentadas pelo município, como problemas relacionados à área da saúde. 

Daniel
Daniel Vilela entrega benefícios habitacionais em Anápolis – Créditos: Hegon Corrêa

A reaproximação com o Estado foi feita via interferência do vice-governador, pois Márcio é próximo a Daniel e, inclusive, foi filiado ao MDB antes de integrar o PL. Nas últimas eleições municipais, Caiado e Daniel definiram apoio a projetos opostos para a Prefeitura de Anápolis. Enquanto o emedebista declarou apoio a Márcio Corrêa, Caiado lançou a ex-secretária de Educação da cidade, Eerizânia Freitas (UB), que terminou em terceiro lugar, com 10,88% dos votos no primeiro turno. 

Tentativa de conciliação entre Daniel e Márcio

O percurso de Daniel por Anápolis a fim de cumprir agenda administrativa desperta rumores de uma possível tentativa de conciliação mais forte com Márcio, que é prefeito de um município que possui o terceiro maior eleitorado das cidades goianas. Dados atualizados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que Anápolis tem hoje 278.795 eleitores aptos a votar, o que pode explicar parte do interesse de Daniel por se fazer presente na cidade. 

Daniel
Créditos: Hegon Corrêa

“Anápolis é uma cidade de grande relevância para o Estado e aqui levamos programas sociais que atendem diretamente às dificuldades da população”, ressaltou Daniel nesta quarta-feira (28) durante entrega de benefícios habitacionais na cidade. 

Márcio Corrêa corresponde ao auxílio do Estado para a população anapolina de baixa renda. “Sem dúvidas, esse valor vai ajudar muito a complementar a renda e dar mais dignidade às famílias.” O prefeito ainda não demonstrou, abertamente, apoio à pré-candidatura de Daniel ao Palácio das Esmeraldas. (Especial para O HOJE)

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também