O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 29 de janeiro de 2026
Queda de avião

Queda de avião na Colômbia deixa 15 mortos e mata deputado em região dominada por grupos armados

Aeronave perdeu contato após decolar e foi encontrada horas depois em área montanhosa sem sobreviventes

Nívia Menegatpor Nívia Menegat em 29 de janeiro de 2026
Queda de avião na Colômbia
Foto: reprodução.

Na manhã desta quarta-feira (28), um avião caiu na Colômbia e deixou 15 mortos. A aeronave havia desaparecido dos radares e foi localizada horas depois em uma região montanhosa e de difícil acesso no norte do país.

Segundo a agência Reuters, o avião caiu em uma área com plantações de folha de coca, matéria-prima da cocaína, região dominada por grupos armados ilegais, como o Exército de Libertação Nacional (ELN) e uma facção dissidente das extintas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

A Satena, companhia aérea estatal, informou que o bimotor Beechcraft 1900 perdeu contato com o controle de tráfego aéreo cerca de 12 minutos após decolar de Cúcuta, com destino à cidade de Ocaña. A Autoridade de Aeronáutica Civil da Colômbia irá investigar as causas do acidente.

Queda de avião na Colômbia
Foto: reprodução.

Vítimas da queda de avião

A aeronave transportava 13 passageiros e dois tripulantes, todos mortos na queda. Entre as vítimas está o deputado Diógenes Quintero, de 36 anos, natural de Agua Blanca, em Hacarí, na região de Catatumbo. O parlamentar era conhecido pela atuação na defesa dos direitos humanos e na proteção de comunidades afetadas pelo conflito armado.

Eleito deputado em 2022, Quintero planejava disputar a reeleição ao Congresso colombiano nas eleições marcadas para o dia 8 de março. Também morreu no acidente a assessora Natalia Acosta.

Em nota publicada nas redes sociais, a equipe lamentou a perda do parlamentar e da assessora. “Hoje a vida levou as asas desta equipe: Diógenes Quintero, um homem que ao longo de sua vida serviu a quem mais precisava, e Natalia Acosta, que sempre cuidou de toda a equipe e preencheu cada espaço com alegria”, diz o comunicado.

 

Leia também: Tempestade Kristin deixa 5 mortos em Portugal e causa apagão para quase meio milhão de pessoas

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também