O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
publieditorial

A conversão de BTC em USDT garante a preservação do valor dos criptoativos

O USDT é a stablecoin dominante na troca de criptomoedas. Esta moeda digital surgiu em 2014. Para estabilizar os mercados de criptomoedas, Brock Pierce, Craig Sellars e Riv Collins criaram a RealCoin, indexada ao dólar americano na proporção de 1:1. A stablecoin rapidamente se transformou de um token em um ativo digital e garantiu transações […]

Redaçãopor Redação em 30 de janeiro de 2026
BTC
Foto: Divulgação

O USDT é a stablecoin dominante na troca de criptomoedas. Esta moeda digital surgiu em 2014. Para estabilizar os mercados de criptomoedas, Brock Pierce, Craig Sellars e Riv Collins criaram a RealCoin, indexada ao dólar americano na proporção de 1:1. A stablecoin rapidamente se transformou de um token em um ativo digital e garantiu transações confiáveis e rápidas entre moedas fiduciárias e criptomoedas. Em 2019, a Tether ultrapassou o Bitcoin em volume de negociações. O USDT é um dos líderes no mercado de criptomoedas em termos de volume.

Por que os usuários preferem converter BTC em USDT?

Antes de fazer investimentos, as pessoas analisam as diferentes ofertas existentes e escolhem as melhores. Converter BTC em USDT garante a fixação dos lucros, reduz os riscos de volatilidade, permite aos usuários obter uma moeda digital estável para negociação e disponibiliza transações rápidas, eliminando a necessidade de usar fundos fiduciários nesse processo.

  • O BTC/USDT é um dos pares mais populares no mercado de criptomoedas. Isso se deve ao fato de que a stablecoin está atrelada ao dólar americano e, em caso de flutuações de preço, pode garantir aos investidores a preservação do valor dos ativos.
  • A conveniência do Tether reside no fato de que, durante o processo de conversão, os usuários não precisam usar contas bancárias e moeda fiduciária.
  • Após atingir as metas de crescimento do BTC, os usuários têm a oportunidade de fixar o lucro, convertendo-o em USDT.
  • As transações com o uso do Tether entre carteiras criptográficas e bolsas são rápidas e têm comissões baixas.
  • O par BTC/USDT tem alta liquidez, o que permite aos investidores trocar grandes quantias rapidamente e com diferença mínima de preço.
  • Como o USDT é amplamente suportado por casas de câmbio, a conversão para essa moeda digital é o primeiro passo para a retirada posterior de fundos em moedas fiduciárias. Ao mesmo tempo, os usuários não precisam vender BTC por moeda fiduciária nas bolsas.

As pessoas convertem Bitcoin (BTC) em Tether (USDT), principalmente para proteger seu capital contra flutuações de preço. Além disso, dessa forma, os usuários garantem flexibilidade nas negociações em bolsas e realizam pagamentos internacionais e operações comerciais.

Como funciona o processo de conversão BTC/USDT?

Os investidores utilizam as bolsas de criptomoedas para negociar, comprar e vender moedas digitais. Trata-se de um serviço online que é análogo à bolsa de valores para criptomoedas. Essa plataforma fornece aos usuários brasileiros ferramentas para análise, garante a liquidez e a segurança das operações financeiras e cobra uma comissão pela realização de conversões e transações. Quais são as etapas do processo de conversão de Bitcoin em Tether?

  • Escolha uma bolsa confiável pelo usuário.
  • Criação de uma conta. Durante o processo de registro, o investidor deve fornecer informações pessoais (e-mail/número de celular, etc.).
  • Verificação do usuário.
  • Depósito de fundos fiduciários pelo investidor ou transferência de criptomoeda para a carteira da bolsa.
  • Utilização das seções “Negociação” e “Spot”.
  • Escolha do par BTC/USDT e ordens a mercado ou limitadas pelo usuário.
  • A última etapa é usar o botão “Vender”.

A bolsa online é um intermediário que simplifica o acesso ao mercado de criptomoedas para um amplo leque de usuários, tornando os processos de conversão e negociação de ativos digitais acessíveis e convenientes 24 horas por dia. Os usuários podem armazenar seus ativos na bolsa ou em sua própria carteira para operações ou investimentos futuros.

As transações com criptomoedas são legais no Brasil?

As criptomoedas, incluindo BTC e USDT, são ativos virtuais legais no Brasil e podem ser compradas, vendidas, convertidas e utilizadas por seus proprietários, de acordo com a lei nº 14.478/2022. A autoridade reguladora é exercida pelo Banco Central. O regulador exige autorização dos prestadores de serviços na área de criptomoedas para prevenir crimes financeiros. As empresas e bolsas que operam no território nacional são obrigadas a ter autorização oficial do órgão regulador.

Com a introdução das regras, o Banco Central protege os consumidores brasileiros e aumenta a segurança das transações. Além disso, o regulador combate a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo. As operações com criptoativos devem ser declaradas à Receita Federal. O ganho de capital pode ser tributado. Em geral, o mercado brasileiro de criptomoedas está em fase de formação e as regras entram em vigor a partir de 2 de fevereiro de 2026, com um período de adaptação estabelecido.

As transações de conversão de Bitcoin em Tether são seguras?

Converter Bitcoin (BTC) para Tether (USDT) é seguro se os usuários utilizarem bolsas confiáveis, casas de câmbio e redes verificadas que garantam transações rápidas e taxas baixas. O maior risco para o investidor pode ser um erro no endereço da carteira, o que pode resultar na perda de fundos. Como as transações são irreversíveis, os usuários devem estar atentos ao realizar operações com criptomoedas.

Quais aspectos de segurança os investidores levam em consideração?

Antes de realizar uma transação em moeda digital, os usuários levam em consideração vários aspectos que garantem um alto nível de segurança. Quais são os detalhes importantes nessa questão?

 

Para evitar fraudes, os potenciais investidores escolhem bolsas e casas de câmbio comprovadas. Ao mesmo tempo, eles também prestam atenção aos comentários dos usuários. Antes de confirmar uma transação com criptomoedas, os usuários verificam cuidadosamente o endereço da carteira. 

 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também