O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
Em busca de apoio

Aproximação com agro tende a diminuir dificuldades de Daniel com o setor

Eleitorado ligado ao agronegócio goiano pode ter mais simpatia ao bolsonarismo, o que é um desafio para o vice-governador

Marina Moreirapor Marina Moreira em 30 de janeiro de 2026
Daniel
Daniel participou do tradicional Encontro de Muladeiros, em Iporá, em movimento administrativo, mas também de aproximação a setores ligados ao agro - Créditos: Benedito Braga e Jota Eurípedes

O reconhecimento atribuído ao vice-governador Daniel Vilela (MDB) por setores vinculados ao agronegócio é visto por analistas como uma tentativa bem sucedida do emedebista em aumentar sua popularidade em uma área considerada fortemente bolsonarista. 

A passagem de Daniel por municípios, regiões e, até mesmo, eventos ligados ao agro é vista como um conjunto de agendas e ações que tendem a melhorar a imagem do vice-governador. O movimento pode colaborar para a efetivação de sua pré-campanha ao Governo de Goiás junto ao setor. 

Daniel
Vice-governador Daniel Vilela (MDB) abertura do 18º Encontro Nacional de Muladeiros, em Iporá – Créditos: Benedito Braga e Jota Eurípedes

Do ponto de vista político e administrativo, tem gerado bons resultados a presença do vice de Ronaldo Caiado (PSD) em regiões que possuem um eleitorado estratégico, como é o caso da participação em eventos em cidades estratégicas do interior e do Entorno do Distrito Federal. 

Acesse também: Cresce expectativa do apoio de Márcio Corrêa à pré-candidatura de Daniel

Porém, apesar de o emedebista nutrir ampla admiração por prefeitos e lideranças de várias regiões, analistas avaliam que Daniel pode ter mais dificuldade em ser reconhecido ou apoiado pelo público vinculado ao agro, que tende a estar mais vinculado ao bolsonarismo. 

Dificuldade de diálogo

Diferente do governador, Daniel é visto como um político que pouco dialoga com determinadas vertentes da extrema direita, que se aproximou bastante do setor nos últimos dez anos. 

Daniel
Créditos: Wesley Costa

Essa leitura de cenário faz com que o vice-governador busque pautas que ajudem na estruturação de sua imagem enquanto pré-candidato. E não é à toa que Daniel procura se destacar em assuntos relacionados a investimentos na área do esporte, tecnologia e cultura, para ampliar a possibilidade de votos junto aos jovens, além de eleitores tradicionalmente ligados ao grupo tradicionalmente caiadista. 

Essa estratégia de se aproximar de um eleitorado mais jovem faz com que o emedebista se diferencie de Caiado, uma vez que o governador tem apoio majoritário de grupos mais conservadores. 

Mudança de perfil político

Assim, Daniel está em busca de assumir uma posição mais firme enquanto futuro candidato ao Governo do Estado e, também, como governador a partir de abril, já que Caiado vai precisar deixar o cargo até o dia 4 de abril para poder disputar a Presidência da República ou qualquer cargo nas eleições de outubro. 

Daniel
Créditos: Divulgação Secom-GO

Os rumores sobre a tentativa de aproximação com setores voltados ao agro surgiram após Daniel Vilela participar do tradicional Encontro de Muladeiros, na última quarta-feira (28), em Iporá. De acordo com interlocutores, o evento foi uma oportunidade aproveitada pelo vice-governador para fortalecer vínculos com o interior goiano e aumentar sua popularidade em setores dominados pela extrema direita. 

Em tom pré-eleitoral, Daniel enfatizou o esforço de Caiado para tornar viável a realização das últimas edições da festa e sinalizou empenho para fazer com que os próximos eventos sejam ainda melhores. “O governador Ronaldo Caiado fez questão de valorizar a Festa dos Muladeiros. É uma celebração que reúne goianos, preserva a história do campo e reforça a identidade cultural de Goiás. Nosso compromisso é apoiar para que o encontro fique ainda maior e mais bonito a cada edição.” 

Investimento no interior

Para reafirmar a aposta do emedebista em investir no interior goiano, a prefeita de Iporá, Maysa Cunha (Avante), mencionou as ações realizadas pelo Estado na região. “Quero ressaltar que o Governo de Goiás tem contribuído muito com a nossa cidade, com a realização de obras que favorecem a população. Somos todos gratos por isso.” 

Daniel
Créditos: Benedito Braga e Jota Eurípedes

Em entrevista ao O HOJE, o sociólogo Jones Matos e o cientista político Lehninger Mota avaliam a tentativa de inserção de Daniel em espaços onde o vice-governador possui dificuldade no estabelecimento de vínculos. “O PL tem um público muito cativo que é o do agro e, em Goiás, esse segmento é muito forte, unido e organizado. A taxa do agro, aprovada durante o Governo de Caiado, desagradou parte desse segmento e isso faz com que Daniel tenha problemas em se aproximar de grupos ligados ao agro”, pontua Mota. 

Já Jones Matos comenta sobre a busca do emedebista em consolidar sua imagem. “Daniel se aproveita do cargo de vice-governador para poder tentar ocupar espaços que são atribuídos à sua função enquanto gestor, como inauguração de obras, participação em eventos como essa festa popular na cidade de Iporá. É uma tentativa de consolidação da imagem”, afirma o sociólogo. (Especial para O HOJE)

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também