Fies abre inscrições para o primeiro semestre de 2026; Veja como se inscrever
As inscrições devem ser realizadas no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, ambiente oficial do governo federal para programas como o Fies
Estudantes que buscam financiamento para cursar o ensino superior já podem se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O processo seletivo para o primeiro semestre de 2026 começou nesta terça-feira (3) e segue até o dia 6 de fevereiro, com inscrições gratuitas feitas exclusivamente pela internet.
As inscrições devem ser realizadas no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, ambiente oficial do governo federal para programas como o Fies. Durante o período de inscrição, o candidato pode escolher até três opções de curso, com liberdade para alterar as escolhas quantas vezes quiser até o encerramento do prazo.
Para participar, é necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média mínima de 450 pontos nas provas objetivas e nota diferente de zero na redação. Outro critério obrigatório é a renda familiar bruta mensal por pessoa, que não pode ultrapassar três salários mínimos.
Nesta edição, o Fies oferece 67.301 vagas em 1.421 instituições de ensino superior em todo o país, entre universidades, faculdades e centros universitários. As oportunidades estão distribuídas em quase 20 mil cursos, em diferentes turnos. A previsão do programa é ofertar, ao longo de 2026, um total de 112.168 vagas, considerando também o processo seletivo do segundo semestre.

O cronograma prevê apenas uma chamada regular e, posteriormente, a formação de lista de espera. O resultado da chamada única será divulgado no dia 19 de fevereiro. Já os candidatos pré-selecionados deverão complementar as informações no sistema entre 20 e 24 de fevereiro. Quem não for convocado nessa etapa inicial entra automaticamente na lista de espera, com convocações previstas de 26 de fevereiro a 10 de abril.
Como se inscrever no Fies 2026
O processo de inscrição é totalmente on-line e exige atenção aos dados informados. Veja o passo a passo:
- Acesse o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior pelo site oficial do Ministério da Educação
- Faça login com a conta Gov.br
- Preencha seus dados pessoais, escolares e de renda familiar
- Escolha até três opções de curso, instituição e turno
- Revise todas as informações antes de confirmar a inscrição
- Acompanhe o resultado da chamada regular e, se necessário, da lista de espera
A recomendação é não deixar a inscrição para a última hora, evitando instabilidades no sistema e garantindo tempo para revisar as informações.
Leia mais: Prefeitura de Goiânia inicia vistoria em mais de mil imóveis abandonados para combate à dengue