O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
HUMAN RIGHTS WATCH

72% da população mundial vive sob regimes autoritários, aponta ONG

Relatório da Human Rights Watch indica que a parte maior do mundo está sob governança autoritária

Lalice Fernandespor Lalice Fernandes em 4 de fevereiro de 2026
autoritario
Foto: Divulgação/ Casa Branca

Relatório divulgado na quarta-feira (4) pela Human Rights Watch (HRW) afirma que a maior parte da população mundial vive sob regimes autoritários e que o cenário global de direitos humanos enfrenta retrocessos. Segundo a ONG, 72% da população mundial está hoje sob governos autoritários, índice que, de acordo com estudos citados, aproxima o mundo dos níveis observados em meados da década de 1980.

A avaliação faz parte do relatório mundial de 2026 da HRW, que examina a situação dos direitos humanos em mais de cem países. A entidade relaciona o que chama de “avanço autoritário” a tendências políticas em diferentes regiões e aponta influência do governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesse processo. Para a ONG, decisões e discursos de Trump teriam enfraquecido padrões internacionais de proteção a direitos e encorajado lideranças com perfil autoritário.

autoritario
Foto: Divulgação/ Casa Branca

Governo Trump influenciou o aumento dos regimes autoritários

Segundo a organização, “2025 pode ser visto como um ponto de inflexão. Em apenas 12 meses, o governo Trump realizou um amplo ataque a pilares fundamentais da democracia americana e da ordem global baseada em regras, que os EUA, apesar de algumas inconsistências, ajudaram a estabelecer juntamente com outros Estados”.

A ONG destaca a “pressão implacável” da China e Rússia contra direitos humanos e afirma que essas nações continuam sendo rivais estratégicos dos EUA, mas os três países são agora liderados por líderes que “compartilham um desprezo declarado por normas e instituições que possam limitar seu poder”.

Ainda, a HRW questiona se “os direitos humanos sobreviverão à era Trump”. “A política externa de Trump abalou os alicerces da ordem internacional regida por leis que busca promover a democracia e os direitos humanos, mesmo que de forma imperfeita”, afirma o relatório.

Leia mais: Trump critica piada no Grammy e promete processar apresentador após referência a Epstein

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também