O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026
Presença que fez diferença

Parto com intérprete de Libras emociona equipe ao garantir acolhimento a mãe e pai surdos em Anápolis

Acompanhados por tradutora, mãe e pai surdos receberam todas as orientações durante o nascimento e viveram um momento marcado por segurança, inclusão e emoção

Nívia Menegatpor Nívia Menegat em 5 de fevereiro de 2026
intérprete
Foto: Arquivo pessoal/Maternidade Dr. Adalberto/Beatriz Gomes

Uma presença que fez diferença, nesta segunda-feira (2), foi realizado um parto com intérprete de Libras acompanhando a mãe e o pai surdos emocionou a equipe da Maternidade Doutor Adalberto, em Anápolis.

Em um vídeo divulgado pela maternidade mostra o processo da equipe juntamente com os pais. “Momento com segurança, acolhimento e informação em cada detalhe”, escreveu a maternidade em uma postagem.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Maternidade Dr. Adalberto (@maternidadedradalberto)


“Em nome da maternidade, nós temos uma grande honra de estar presenciando e poder proporcionar esse apoio a essa mãezinha mais do que especial, que é surda, e é com o apoio do nosso intérprete que a gente espera que não só nesse momento, mas que todos os próximos que virão, que ela esteja presente com a gente”, disse Elaine Carvalho, enfermeira da maternidade.

Intérprete de libras acompanha parto

O parto com acompanhamento aconteceu e, segundo a maternidade, foi guiado pela intérprete Lara Beatriz. Myllena e o marido, Guilherme, são surdos e, com a presença da tradutora, receberam as orientações da equipe para o parto.

intérprete
Foto: Reprodução

Em uma conversa com o G1, Beatriz Gomes, também é enfermeira da maternidade, e revelou que foi a primeira vez que uma intérprete profissional de fora esteve presente na maternidade para intermediar a comunicação entre a equipe e a paciente.

A enfermeira explicou que a particularidade desse parto foi a deficiência auditiva, tanto na gestante como do acompanhante, que precisou de um outro profissional para conseguir repassar as orientações. “A Lara veio de serviço voluntário por esse motivo, porque ambos eram surdos”, contou. 

“Foi incrível, acho que todas as pacientes surdas deveriam ter acesso a uma intérprete, tanto no pré-natal quanto no parto; elas se sentem mais seguras e confortáveis sabendo que serão compreendidas em todos os momentos”, afirmou Beatriz.

 

 

Leia também: Carnaval exige atenção redobrada para crimes contra mulheres e golpes financeiros

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também