sexta-feira, 11 de setembro de 2026
NEGOCIAÇÕES

EUA e Irã encerram conversas com “disposição para continuar”

Autoridades de Teerã e Washington se reuniram em Omã para discussões nucleares

Lalice Fernandespor em
EUA
Foto: Reprodução/ @araghchi

As conversas entre Irã e Estados Unidos (EUA) realizadas em Mascate, capital de Omã, tiveram início e se encerraram nesta sexta-feira (6) sem um acordo imediato, mas com sinalização de continuidade. Segundo a agência estatal iraniana IRNA, o resultado do encontro foi uma “disposição para continuar”.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, avaliou que a reunião ocorreu em um ambiente favorável. “Em um clima muito positivo, nossos argumentos foram trocados e os pontos de vista da outra parte nos foram apresentados”, afirmou à TV estatal iraniana. Segundo ele, houve entendimento para avançar no diálogo, ainda que os próximos passos, como formato e calendário, sejam definidos posteriormente.

As conversas devem discutir apenas o programa nuclear

Araqchi reforçou que o foco das negociações é exclusivamente o programa nuclear iraniano. Em declaração à IRNA, o chanceler disse ter reiterado aos EUA que qualquer avanço depende do fim das ameaças de agressão militar por parte de Washington. A posição iraniana, segundo ele, permanece condicionada à superação do clima de hostilidade entre os países.

EUA
Mascate, capital de Omã (Foto: Leon petrosyan/ Wikimedia Commons)

A confirmação do encerramento das conversas ocorreu por meio de um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, que informou que as negociações com os EUA haviam terminado “por enquanto”. O anúncio gerou frustração, já que o encontro havia começado poucas horas antes. Araqchi, no entanto, afirmou que o processo seguirá à distância, com retorno dos negociadores às capitais para consultas. “Os negociadores retornarão às suas capitais para consultas e as conversas continuarão. A barreira da desconfiança deve ser superada”, disse.

EUA e Irã novamente

O ministro das Relações Exteriores de Omã, Sayyid Al Busaidi, descreveu o encontro como composto por “conversas muito sérias” e indicou novas reuniões no futuro. “Pretendemos nos reunir novamente no devido momento, com os resultados sendo cuidadosamente avaliados em Teerã e em Washington”, afirmou.

O atual aumento das tensões entre os EUA e o Irã teve início após a repressão a protestos em Teerã, motivados pela inflação e pela insatisfação popular.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Donald Trump Estados Unidos Ira! nuclear Omã

Veja também

“Estão apostando com nossas vidas”, diz ex-pesquisador da OpenAI e da Anthropic

REVOLUÇÃO DAS MÁQUINAS?

“Estão apostando com nossas vidas”, diz ex-pesquisador da OpenAI e da Anthropic

Jacob Coxon deixou a indústria de inteligência artificial e acusou as duas empresas de avançarem ...
rússia

Zelensky

Avião de Zelensky quase é atingido por drone durante voo, diz premiê da Noruega

Presidente ucraniano viajava da Moldávia para Oslo, onde participou do funeral do rei Harald
Itália registra verão mais quente desde 1950, aponta instituto de pesquisa

Verão italiano

Itália registra verão mais quente desde 1950, aponta instituto de pesquisa

Temperatura média chegou a 24,6°C em 2026, enquanto agosto bateu recorde histórico com 25,6°C
Austrália quer dar ao usuário controle sobre o algoritmo das redes sociais

MAIS CONTROLE

Austrália quer dar ao usuário controle sobre o algoritmo das redes sociais

Proposta permite escolher entre recomendações personalizadas ou apenas publicações de perfis seg...
Rússia e Coreia do Norte colocam em operação nova ligação rodoviária

APROXIMAÇÃO

Rússia e Coreia do Norte colocam em operação nova ligação rodoviária

Ponte sobre o rio Tumen terá uso inicial para cargas e deve receber passageiros até o fim do ano
Barcos afundados transformaram fundo arenoso em recife artificial próximo a Gibraltar

Recife artificial

Barcos afundados transformaram fundo arenoso em recife artificial próximo a Gibraltar

Iniciativa iniciada pelo mergulhador Eric Shaw, em 1973, resultou em uma rede com mais de 30 embarca...
Ilha Cabo Verde

acidente

Acidente de ônibus deixa ao menos 25 mortos em Cabo Verde

Maioria das vítimas era formada por crianças e adolescentes que retornavam de uma excursão
Alemanha extremanha

extrema direita

Extrema direita lidera eleições na Alemanha, aponta boca de urna

AfD alcança 44% dos votos em Saxônia-Anhalt e pode conquistar a maior bancada do Parlamento estadu...