O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026
certificação

Hemocentro de Goiás é o primeiro banco de sangue público do Brasil a receber Selo ONA 3

Unidade da Rede Hemo, localizada em Goiânia, conquista acreditação máxima da Organização Nacional de Acreditação

Micael Silvapor Micael Silva em 11 de fevereiro de 2026
Hemocentro
Foto: André Saddi

O governador Ronaldo Caiado celebrou, nesta quarta-feira (11/2), a conquista histórica do Hemocentro de Goiás, que se tornou o primeiro banco de sangue público do Brasil a receber o Selo ONA 3, certificação máxima de qualidade concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Durante a solenidade de entrega da certificação, o chefe do Executivo destacou que o reconhecimento consolida a unidade como referência nacional em atendimento, segurança e gestão na área de hemoterapia.

“O acolhimento às pessoas, o atendimento na área de transfusão e todos os derivados tornam o Hemocentro referência em tudo. E agora, com o reconhecimento da ONA 3, Goiás é mais uma vez primeiro lugar no Brasil”, afirmou o governador.

Segundo Caiado, a certificação reconhece o esforço da atual gestão em reestruturar a rede estadual desde 2019. “Quando eu recebi o governo, esse Hemocentro realmente vivia uma situação que não propiciava condições de trabalho. É um centro relevante para a saúde da população, não só de Goiás. Como médico, mas, principalmente, como governador do Estado, ter esse reconhecimento dentro do mandato é algo que emociona”, pontuou.

A entrega do Selo ONA 3 foi feita pela diretora executiva do Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (IBES), instituição acreditadora da metodologia ONA, Vivíam Giudíce. Ela destacou que a certificação atesta padrões elevados de qualidade e segurança. “Essa certificação representa não só a qualidade e segurança do paciente, mas a eficiência dos processos de gestão, a inovação e a tecnologia empregadas para que ciclos de melhoria sejam implementados e gerem cada vez mais resultados para o Hemocentro e para a saúde pública aqui de Goiânia”, afirmou.

O que é o Selo ONA 3

O Selo ONA 3 é concedido a instituições de saúde que alcançam padrões como gestão integrada, cultura organizacional voltada para a melhoria contínua, excelência nos processos e elevados níveis de segurança assistencial.

Nos últimos anos, o Hemocentro de Goiás passou por avaliações rigorosas, que analisaram desde a assistência prestada até os resultados alcançados e a governança dos processos internos.

O secretário de Estado da Saúde, Rasível dos Santos, destacou o avanço da rede estadual na área de acreditação. “Nós temos 17 das nossas 25 unidades de saúde que são acreditadas. Isso significa que os padrões de cuidado que a gente mantém, o desenho dos processos com segurança, têm o foco no paciente e o compromisso com a melhoria contínua. Essa centralidade do paciente e a qualidade como elementos intrínsecos da assistência são questões que o governador sempre incentiva”, ressaltou.

Reforma, ampliação e investimento

Localizado em Goiânia, o Hemocentro integra a Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo). Entre 2019 e 2021, a unidade passou por reforma e ampliação que quase triplicou seu tamanho. Para as melhorias, o Estado investiu R$ 9,3 milhões.

Pesquisa aponta 95,17% de satisfação dos usuários

Durante o evento, também foi apresentada uma pesquisa que apontou 95,17% de satisfação dos usuários da Rede Hemo, composta por nove unidades em todo o Estado. O levantamento foi realizado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e avaliou a percepção da população sobre os serviços hemoterápicos oferecidos pelo Governo de Goiás.

“Todas as unidades do Hemocentro que foram avaliadas receberam notas acima do nível de excelência. É importante porque mostra o nível de relevância que o Hemocentro tem”, salientou o analista e consultor do instituto, Eli Andriel.

A pesquisa foi realizada em novembro e ouviu 478 pessoas nas nove unidades da Rede Hemo. Os dados indicam que o serviço ambulatorial — que engloba consultas a pacientes com hemofilias, coagulopatias e hemoglobinopatias — alcançou aprovação de 91,05%.

Já o atendimento no Ciclo do Doador registrou crescimento em relação à última pesquisa, passando de 96,23% para 96,86%. A nota final de 95,17% corresponde ao cálculo ponderado entre as duas avaliações.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também