O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026
Sócio e Relator

Toffoli admite ser sócio de empresa que vendeu resort com cunhado de Vorcaro

Relator do caso Master afirma legalidade da empresa e rejeita vínculo com banqueiro alvo da Polícia Federal

Paula Costapor Paula Costa em 12 de fevereiro de 2026
Toffoli
Em nota, ministro afirma que integra quadro societário da Maridt, mas que administração da empresa é feita por parentes. Crédito: STF.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli divulgou, nesta quinta-feira (12), uma nota oficial na qual admite ser sócio da empresa Maridt, que integrou o grupo responsável pelo resort Tayayá, no Paraná, e nega manter qualquer relação pessoal ou financeira com o empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, investigado pela Polícia Federal. Relator do caso no STF, Toffoli afirmou que sua participação societária é regular, que não exerce funções de gestão e que a situação é permitida pela Lei Orgânica da Magistratura.

No comunicado, o gabinete do ministro esclareceu que Toffoli integra o quadro societário da Maridt, empresa familiar estruturada como sociedade anônima de capital fechado, registrada na Junta Comercial e com declarações regulares à Receita Federal. Segundo a nota, a administração da empresa é conduzida por parentes, sem interferência direta do magistrado.

De acordo com o gabinete, a legislação permite que juízes sejam sócios e recebam dividendos, desde que não exerçam atos de gestão. A Lei Orgânica da Magistratura veda apenas a atuação administrativa em empresas privadas, o que, segundo Toffoli, não ocorreu em nenhum momento.

A manifestação foi divulgada um dia após o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, encaminhar ao presidente do STF, ministro Edson Fachin, um relatório com dados extraídos do celular de Daniel Vorcaro. O aparelho, apreendido durante a Operação Compliance Zero, continha menções ao nome de Toffoli no contexto das investigações sobre fraudes financeiras no Banco Master, liquidado pelo Banco Central em novembro.

O documento afirma ainda que todas as declarações da Maridt e de seus acionistas foram regularmente aprovadas pelos órgãos competentes e que não há pendências fiscais ou societárias relacionadas à empresa.

Em relação ao resort Tayayá, localizado no município de Ribeirão Claro, no Paraná, a nota informa que a Maridt deixou o grupo controlador em fevereiro de 2025, após duas operações sucessivas. A primeira ocorreu em setembro de 2021, com a venda de cotas ao Fundo Arleen, administrado por uma empresa ligada ao Banco Master. A segunda foi concluída em fevereiro de 2025, com a alienação do restante das participações à PHB Holding.

Segundo o gabinete, todas as transações foram declaradas à Receita Federal e realizadas dentro dos valores de mercado, embora os montantes não tenham sido divulgados. Interlocutores afirmam que Toffoli recebeu dividendos enquanto a empresa ainda integrava o grupo responsável pelo empreendimento turístico.

O comunicado ressalta que a ação referente à tentativa de compra do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB) foi distribuída ao ministro em novembro de 2025, quando a Maridt já não fazia mais parte do grupo Tayayá Ribeirão Claro.

Toffoli também negou conhecer o gestor do Fundo Arleen e afirmou não manter qualquer vínculo pessoal com Daniel Vorcaro ou com Fabiano Zettel, cunhado do empresário, preso pela Polícia Federal em janeiro. Segundo o texto, o ministro “jamais recebeu qualquer valor” de ambos.

Após a divulgação das informações contidas no relatório da Polícia Federal, o gabinete já havia divulgado uma nota preliminar classificando como “ilações” as menções ao nome do ministro. Na ocasião, também rejeitou a possibilidade de suspeição no caso, o que poderia resultar em seu afastamento da relatoria.

Com a nova manifestação, Toffoli busca reforçar a legalidade de sua atuação e afastar suspeitas sobre eventual conflito de interesses na condução das investigações envolvendo o Banco Master.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também