Tucuruvi conquista o Grupo de Acesso e garante retorno ao Grupo Especial em 2027
Escola da Zona Norte conquistou 269,9 pontos; Pérola Negra ficou com o vice e também sobe para a elite do samba paulistano
A escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi sagrou-se campeã do Grupo de Acesso 1 do Carnaval de São Paulo 2026 nesta terça-feira (17) e garantiu vaga no Grupo Especial em 2027. A agremiação da Zona Norte somou 269,9 pontos na apuração realizada no Sambódromo do Anhembi.
A vice-campeã foi a Pérola Negra, que também conquistou o acesso à elite do carnaval paulistano ao alcançar 269,4 pontos. As escolas foram avaliadas em nove quesitos: evolução, samba-enredo, bateria, enredo, mestre-sala e porta-bandeira, alegoria, comissão de frente, harmonia e fantasia.
A disputa pela vice-liderança teve empate entre a Pérola Negra e a Mancha Verde. No critério de desempate — a soma das notas descartadas — a escola da Vila Leopoldina levou vantagem, com 89,2 pontos, contra 89 da Mancha Verde.
Já a Nenê de Vila Matilde e a Camisa 12 terminaram nas últimas posições e foram rebaixadas para o Grupo de Acesso 2.
Enredo exaltou o “anti-herói” brasileiro
No desfile realizado no domingo (15), a Tucuruvi apresentou o samba-enredo “Anti-Herói Brasil”, propondo uma reflexão sobre o conceito de anti-herói no país. A escola homenageou o povo pobre que resiste às margens da sociedade e destacou o cotidiano da vida humilde, além de valorizar o chamado “jeitinho brasileiro de sobreviver”.
O vice-presidente da agremiação, Rodrigo Delduque, afirmou que o objetivo foi enaltecer a cultura nacional.
“O brasileiro é um anti-herói. O Brasil tem que olhar mais para dentro do Brasil e exaltar o que nós temos de bom aqui”, declarou.
Pérola Negra
A Pérola Negra levou para a avenida o enredo “Valei-me, cangaceira arretada, MARIA que abala a gira, valente e BONITA que vence demanda”, sobre a trajetória de Maria Bonita. Com o resultado, a escola retorna ao Grupo Especial após vários anos nos grupos de acesso.
A agremiação ensaia sob o Viaduto Mofarrej, na Vila Leopoldina, Zona Oeste da capital. Em 2020, uma enchente atingiu o local e destruiu cerca de 40% das fantasias a dez dias do desfile.
Pela primeira vez, a escola poderá utilizar a Cidade do Samba, na Barra Funda, para a confecção das fantasias. Quando esteve no Grupo Especial anteriormente, o espaço ainda não existia, o que contribuiu para as dificuldades enfrentadas naquele ano.
Apuração teve erro no painel eletrônico
As oito escolas do Grupo de Acesso 1 foram avaliadas nos nove quesitos previstos no regulamento. A classificação define as agremiações promovidas ao Grupo Especial, as rebaixadas e também quem participa do Desfile das Campeãs, marcado para 21 de fevereiro, reunindo as cinco primeiras colocadas do Grupo Especial e as campeãs e vice-campeãs dos grupos de acesso.
A apuração foi marcada por um erro de registro de notas no painel eletrônico da Liga-SP, o que paralisou temporariamente a leitura dos resultados no fim do quesito alegoria.
Meio ambiente
MERCADO PUBLICITÁRIO
A FILA ANDOU
MIAU!
ASTROS
cinema brasileiro
Resumo semanal
resumo semanal