segunda-feira, 26 de outubro de 2026
ESTADO DE SAÚDE

Bolsonaro é internado em hospital de Brasília com quadro de broncopneumonia

Ex-presidente foi transferido ao hospital após apresentar febre alta, calafrios e queda na oxigenação durante a madrugada

Thais Munizpor em
Bolsonaro é internado em hospital de Brasília com quadro de broncopneumonia
Ex-presidente Jair Bolsonaro - Foto: Divulgação

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi internado nesta sexta-feira (13) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital DF Star, em Brasília, após exames confirmarem um quadro de broncopneumonia bacteriana bilateral. A informação consta em boletim médico divulgado pela equipe responsável pelo atendimento.

Bolsonaro deu entrada na unidade hospitalar depois de apresentar sintomas como febre alta, sudorese, calafrios e queda na saturação de oxigênio. Após avaliação clínica e exames laboratoriais e de imagem, os médicos confirmaram a infecção pulmonar e iniciaram tratamento com antibióticos intravenosos e suporte clínico não invasivo.

Segundo o hospital, o ex-presidente permanece sob monitoramento na UTI enquanto recebe a medicação necessária para combater a infecção respiratória.

Transferência para hospital após mal-estar

A internação ocorreu após Bolsonaro passar mal durante a madrugada. De acordo com informações divulgadas por familiares, ele apresentou episódios de calafrios e vômitos antes de ser encaminhado ao hospital na capital federal.

Ele foi transferido para a unidade de saúde sob escolta policial, já que cumpre pena no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Desde janeiro, o ex-presidente está detido no local para cumprir condenação de 27 anos e três meses de prisão por crimes relacionados à tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

No comunicado médico, o hospital informou que Bolsonaro “deu entrada após apresentar quadro de febre alta, queda da saturação de oxigênio, sudorese e calafrios”. O documento acrescenta que os exames confirmaram broncopneumonia bacteriana bilateral de provável origem aspirativa.

Ainda segundo a equipe médica, o paciente segue em observação enquanto recebe antibioticoterapia venosa e suporte clínico.

Tratamento e acompanhamento médico

O tratamento inclui administração de antibióticos por via intravenosa e acompanhamento contínuo da equipe médica da UTI. Até o momento, não há indicação de procedimento cirúrgico, e o foco do atendimento é o controle da infecção pulmonar e o monitoramento dos sinais vitais.

De acordo com médicos responsáveis pelo atendimento, o tempo de internação dependerá da resposta do organismo ao tratamento com antibióticos. Em casos de pneumonia bacteriana mais intensa, o período de tratamento hospitalar pode se estender por vários dias, conforme avaliação clínica diária.

Bolsonaro, que governou o Brasil entre 2019 e 2022, apresenta histórico de internações médicas nos últimos anos, muitas delas relacionadas a complicações decorrentes do atentado sofrido durante a campanha eleitoral de 2018.

Até a publicação das informações mais recentes, o hospital informou que o ex-presidente permanece internado na UTI do DF Star, recebendo tratamento clínico e acompanhamento médico contínuo.

 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Flávio Bolsonaro

Pós-eleição

PF intima Flávio Bolsonaro a entregar passaportes após decisão de Moraes

Senador afirma que medida é uma tentativa de intimidação; decisão também o impede de deixar o p...
Mabel presta contas do segundo quadrimestre e aponta mais de R$ 600 mi em investimentos em Goiânia

Balanço fiscal

Mabel presta contas do segundo quadrimestre e aponta mais de R$ 600 mi em investimentos em Goiânia

Prefeito anunciou medidas para intensificar a cobrança de devedores e afirmou que busca alternativa...
Águas Claras registra maior avanço de Celina Leão no segundo turno no DF

POLÍTICA

Águas Claras registra maior avanço de Celina Leão no segundo turno no DF

Governadora reeleita ampliou a votação em 13,6 mil votos na zona eleitoral; Leandro Grass teve o m...
Vice de Tarcísio de Freitas reconhece vitória de Lula

eleições 2026

Vice de Tarcísio de Freitas reconhece vitória de Lula

Felício Ramuth (MDB) disse que respeita o resultado das urnas e lembrou que o PL também solicitou ...
DF é a terceira unidade da Federação onde Lula mais cresceu do 1º para o 2º turno

Eleições 2026

DF é a terceira unidade da Federação onde Lula mais cresceu do 1º para o 2º turno

Petista recebeu quase 150 mil votos a mais na capital federal na segunda etapa da eleição; Goiás ...
Oposição anuncia pedidos de impeachment contra Zanin após decisão eleitoral

eleições 2026

Oposição anuncia pedidos de impeachment contra Zanin após decisão eleitoral

Aliados de Flávio Bolsonaro acusam ministro do STF de interferência na votação; prorrogação fo...
Eleições no DF: quase mil eleitores votaram para presidente após as 17h

eleições 2026

Eleições no DF: quase mil eleitores votaram para presidente após as 17h

Levantamento com dados do TSE identificou 976 votos para presidente e 972 para governador depois do ...
Governadora do DF, Celina Leão pode disputar o cargo novamente em 2030?

POLÍTICA

Governadora do DF, Celina Leão pode disputar o cargo novamente em 2030?

Governadora terá segundo mandato consecutivo à frente do Palácio do Buriti, mas Constituição im...