quinta-feira, 3 de setembro de 2026
VICE EM DISPUTA

Antecipação expõe corrida interna e pressiona definição da chapa governista

Antes mesmo da definição oficial, aliados já travam disputa pública pela vaga de vice

Luma Silveirapor em
Antecipação expõe corrida interna e pressiona definição da chapa governista
Com vários nomes no páreo, vaga de vice vira alvo de articulação e disputa antecipada | Foto: Divulgação

A movimentação antecipada em torno da vaga de vice na chapa governista revela mais do que uma simples articulação política: escancara uma disputa interna intensa e fora do timing tradicional. O movimento de Gustavo Mendanha (PSD), que tem dito a interlocutores e reforçado publicamente que está preparado para a função, evidencia essa mudança de comportamento político.

“Me sinto apto, preparado não só para ser candidato a vice, mas principalmente para contribuir com o processo eleitoral e ajudar a vencer as eleições”, afirmou.

Para o cientista político Marcos Marinho, o cenário atual é marcado por acomodação e disputa por espaço dentro da própria base. “Há um sentimento no grupo de que a eleição já está ganha. Com isso, deixam de lado algumas liturgias do processo e passam a brigar entre si por espaço”, afirma.

Segundo ele, a antecipação não é isolada, mas resultado de uma concorrência interna crescente. “Todo mundo está levantando a mão para ser escolhido, tentando ser pinçado para compor a chapa, muito mais olhando para dentro do grupo do que para a disputa externa”, completa.

Na mesma linha, o historiador e analista político Tiago Zancope avalia que o movimento também revela o peso estratégico da vaga de vice na eleição. “O vice precisa ser alguém que traga votos e agregue segmentos. No caso do Mendanha, ele tem capacidade de mobilização, recall eleitoral e diálogo com públicos importantes, como o evangélico”, diz.

Zancope destaca que a disputa não é apenas pelo presente, mas já projeta o futuro político. “O que está em jogo não é só a composição da chapa agora, mas também o posicionamento para os próximos ciclos eleitorais”, pontua.

Corrida para a formação de chapa

A antecipação da corrida pelo posto, portanto, rompe a lógica tradicional — em que a escolha do vice costuma ocorrer apenas nas convenções — e transforma a vaga em um campo aberto de disputa dentro da própria base aliada. O resultado é um cenário em que nomes se movimentam publicamente, pressionam decisões e tentam se consolidar antes mesmo da definição oficial.

Enquanto o imbróglio se desenrola, Daniel Vilela evita se aprofundar nas especulações sobre a composição da chapa, enquanto novos nomes continuam surgindo nos bastidores e ampliando a disputa interna pelo posto.

Leia mais: Lei que endurece regras para proteger crianças na internet já começa a valer no Brasil

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

PL goiano se divide em atos em Goiânia e São Paulo no 7 de setembro

Manifestações

PL goiano se divide em atos em Goiânia e São Paulo no 7 de setembro

Wilder e Gayer irão participar de ato na Praça Tamandaré antes de seguirem para capital paulista,...
Davi Alcolumbre

Brasília

Acordo no Senado pode adiar fim da escala 6×1 e aliviar pressão sobre Moraes

Conforme apurado pelo O HOJE, Davi Alcolumbre não deve pautar proposta até as eleições, enquanto...
CCJ do Senado

Em trâmite

CCJ do Senado aprova PEC da Segurança Pública e texto segue para plenário

Proposta encaminhada pelo governo Lula passou por votação simbólica e ainda precisa de 49 votos n...
Renan Santos afirma ter descumprido decisão do TSE 

eleições 2026

Renan Santos afirma ter descumprido decisão do TSE 

Candidato do Missão afirmou que continuou publicando conteúdos nas redes sociais mesmo após suspe...
TSE nega pedido de Flávio Bolsonaro para retirar campanha de Lula que associa o senador ao Master

TSE

TSE nega pedido de Flávio Bolsonaro para retirar campanha de Lula que associa o senador ao Master

Nunes Marques, presidente do TSE, destacou que Flávio admitiu ter pedido dinheiro para Daniel Vorca...
CCJ do Senado

Em trâmite

CCJ do Senado aprova PEC que acaba com escala 6×1 e reduz jornada para 40 horas

Texto mantém a proposta aprovada pela Câmara e prevê redução gradual da jornada, de 44 para 40 ...
Auxiliar de Mendonça esteve com Vorcaro sem presença da PF

Depoimento

Auxiliar de Mendonça esteve com Vorcaro sem presença da PF

Ex-banqueiro solicitou depoimento com juiz assessor do ministro do STF e relatou sofrer "graves inti...
TSE manda Eduardo Bolsonaro apagar publicações sobre urnas eletrônicas

EM 24 HORAS

TSE manda Eduardo Bolsonaro apagar publicações sobre urnas eletrônicas

Ministro Nunes Marques deu prazo de 24 horas para retirada dos conteúdos e proibiu novas postagens ...