segunda-feira, 26 de outubro de 2026
COMÉRCIO

Otan discute plano para reabertura do Estreito de Ormuz

Aliados debatem saída para liberar rota marítima que opera sob restrições impostas por Teerã

Lalice Fernandespor em
Articulações no Estreito de Ormuz ocorrem em meio a divergências com Washington
Articulações ocorrem em meio a divergências com Washington (Foto: Reprodução/ @SecGenNATO)

O secretário-geral da Otan, Mark Rutte, afirmou nesta quarta-feira (18) que a aliança discutiu com países aliados formas de reabrir o Estreito de Ormuz, rota estratégica que permanece sob restrições em meio à guerra envolvendo o Irã.

A declaração foi feita durante conversa com jornalistas na Noruega, onde Rutte destacou que há entendimento entre os membros sobre a necessidade de restabelecer a circulação na região. “Todos concordamos, claro, que o estreito precisa ser reaberto. E o que sei é que os aliados estão trabalhando juntos, discutindo como fazer isso e qual a melhor forma de agir”, afirmou.

O movimento ocorre em meio a divergências dentro da própria Otan. Nos últimos dias, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou países aliados que rejeitaram o envio de navios de guerra para escoltar petroleiros na região, proposta apresentada por Washington diante do aumento das tensões.

Donald Trump criticou aliados por rejeitarem se envolver no conflito no Oriente Médio
Donald Trump criticou aliados por rejeitarem se envolver no conflito no Oriente Médio (Foto: Divulgação/ Casa Branca)

O Irã, por sua vez, sustenta que o Estreito de Ormuz não foi totalmente fechado, mas opera sob controle de suas forças armadas. Segundo o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Esmaeil Baghaei, embarcações de países que não participam das ações militares conseguem atravessar a área com autorização.

A restrição à passagem foi adotada por Teerã após ataques conduzidos pelos EUA e por Israel, o que elevou o preço do petróleo nos mercados internacionais. Ainda assim, Trump indicou nesta quarta-feira que pode deixar a responsabilidade pela segurança da rota a cargo de outros países.

Trump afirma que os EUA não dependem do Estreito de Ormuz

Em publicação, o presidente afirmou que os EUA não dependem diretamente do  Estreito de Ormuz e sugeriu que nações que utilizam o estreito assumam a condução das ações para garantir a navegação. Apesar disso, uma interrupção prolongada no fluxo marítimo pode afetar a economia global.

O Estreito de Ormuz liga o Golfo de Omã ao Golfo Pérsico e concentra cerca de 20% do petróleo transportado no mundo, além de parcela significativa do comércio internacional de gás natural, com destino principalmente a países asiáticos.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Donald Trump Estreito de Ormuz Otan petroleo

Veja também

lula

eleições 2026

Trump questiona eleição no Brasil sem apresentar provas e diz gostar de Lula

Presidente dos Estados Unidos afirmou que votação “pareceu fraudada”, enquanto resultado ofici...
Elon Musk põe resultado das eleições no Brasil em dúvida

Eleições 2026

Elon Musk põe resultado das eleições no Brasil em dúvida

Bilionário compartilhou publicação que compara os votos do primeiro e do segundo turno; advogado ...
Vitória de Lula e quarto mandato ganham destaque na imprensa internacional

LULA ELEITO

Vitória de Lula e quarto mandato ganham destaque na imprensa internacional

Jornais dos Estados Unidos, Europa e América Latina destacam a virada sobre Flávio Bolsonaro e ana...
Trump diz acompanhar eleições no Brasil

Eleições 2026

Trump diz acompanhar eleições no Brasil

Declaração foi dada na Casa Branca; editorial do The New York Times critica atuação do president...
Eleição entre Lula e Flávio Bolsonaro ganha destaque na imprensa internacional

2º TURNO DAS ELEIÇÕES

Eleição entre Lula e Flávio Bolsonaro ganha destaque na imprensa internacional

Jornais como The Guardian, Le Monde e The New York Times abordam a disputa apertada e os possíveis ...
argentina

Javier Milei

Milei chama Lula de “ladrão e mentiroso” após críticas à economia na Argentina

Presidente argentino reagiu a declarações feitas pelo petista durante debate na TV Globo e acusou ...
Inteligência dos EUA alerta para aumento de ameaças iranianas contra americanos

Irã x EUA

Inteligência dos EUA alerta para aumento de ameaças iranianas contra americanos

Chefe de inteligência nacional afirmou que planos de ataques letais contra cidadãos dos Estados Un...
França anuncia toques de recolher após protestos e não descarta estado de emergência

França

Protestos na França reúnem milhares de pessoas e levam a 135 detenções

Manifestações contra o custo de vida e em apoio a estudantes ocorreram sob forte esquema de segura...