sexta-feira, 20 de março de 2026
Base aliada

Podemos seguirá na base de Daniel Vilela, mesmo com apoio a Flávio Bolsonaro 

Partido deve apoiar o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para a presidência, mas seguirá na base aliada do vice-governador de Goiás

Thiago Borgespor Thiago Borges em 20 de março de 2026
Glaustin da Fokus na Câmara dos Deputados
Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Apesar da articulação no âmbito nacional que aproxima o Podemos da pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência da República, o presidente da sigla em Goiás, o deputado federal Glaustin da Fokus, confirmou para a reportagem do O HOJE que o partido seguirá na base do vice-governador Daniel Vilela (MDB), independentemente de qualquer negociação nacional.

“Isso eu posso antecipar: não há nenhuma chance de essa articulação mudar a posição do partido em Goiás. A presidente nacional, Renata Abreu, pode apoiar nacionalmente o Flávio, mas ela dá muita liberdade para os diretórios estaduais seguirem o que for mais conveniente em cada estado”, afirmou Glaustin. O parlamentar frisou que a legenda é um partido da base. “Vamos caminhar e pavimentar esse projeto com o Daniel Vilela. O Podemos está na base dele.”

A dúvida a respeito da manutenção do Podemos na base aliada surgiu em razão das negociações avançadas da deputada federal Renata Abreu, presidente nacional da sigla, com Flávio Bolsonaro. Segundo informações da revista Veja, a parlamentar e o pré-candidato se reuniram na última quarta-feira (18), e o acordo entre as partes está próximo de ser fechado. Em Goiás, o PL de Flávio tem o senador Wilder Morais como pré-candidato ao governo do Estado.

Entretanto, a expectativa nos bastidores em Brasília é de que o anúncio oficial do apoio da legenda ao filho 01 do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aconteça após o fim da janela partidária, que termina no dia 4 de abril. A razão é que o foco do partido segue na montagem das chapas proporcionais em todo o país.

Leia mais: O que muda na Alego com saída de Caiado e posse de Daniel Vilela

Nominata é o foco

Glaustin explicou que o Podemos é um dos partidos que têm enfrentado o desafio de montar uma nominata. “O desafio que nós temos agora é exatamente nessa propositura de montar a chapa, tanto de pré-candidatos a deputado estadual quanto federal”, explicou o presidente estadual da legenda, deputado federal Glaustin da Fokus.

A legenda tem enfrentado dificuldade para montar a nominata, apesar do apoio do bispo Oídes José do Carmo, presidente da Convenção de Pastores das Assembleias de Deus de Goiás, e da relevância municipal da sigla — com 16 prefeitos, o Podemos é o quinto partido em número de prefeituras em Goiás.

O parlamentar explica que as negociações começaram há tempos e que, desde então, dialoga com o governador Ronaldo Caiado (PSD) e com Daniel.

“Esse não é um trabalho de agora. Estou envolvido nisso há cerca de um ano. Claro que existem movimentações e oscilações, tanto na chapa estadual quanto na federal. O que posso dizer com clareza é que estamos construindo esses projetos e que nós temos, de forma muito tranquila, compartilhado esse processo com o governo do Estado, porque sabemos o tamanho e o peso do governo nas eleições”, garantiu o deputado.

O partido trabalha para dobrar o número de cadeiras na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), com duas em cada. Atualmente, o partido é representado na Alego pelo deputado Henrique César e, na Câmara, por Glaustin. Ambos são pré-candidatos à reeleição. O vice-prefeito de Aparecida de Goiânia, João Campos, também é cotado para disputar uma cadeira no Legislativo federal.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também