sexta-feira, 25 de setembro de 2026
Arte

Prêmio Estímulo FARGO 2026 amplia prazo de inscrições e reforça apoio à arte contemporânea em Goiás

Selecionados receberão incentivo financeiro e terão obras exibidas em mostra coletiva durante a Feira de Arte Goiás (FARGO) 2026, em maio

Letícia Leitepor em
Prêmio Estímulo FARGO 2026 amplia prazo de inscrições e reforça apoio à arte contemporânea em Goiás
Foto: Feira de Arte Goiás (FARGO)

As inscrições para o Prêmio Estímulo FARGO 2026 foram prorrogadas e seguem abertas até o dia 5 de abril. A iniciativa, promovida pela Casa Arte Plena dentro da programação da Feira de Arte Goiás (FARGO), reafirma seu papel como uma das principais ações de fomento à produção artística contemporânea no estado.

Ao todo, dez projetos de artistas visuais, individuais ou coletivos, serão contemplados com um incentivo de R$ 2.500, destinado à criação ou finalização de obras inéditas. Os trabalhos selecionados farão parte de uma exposição coletiva durante a FARGO 2026, marcada para ocorrer entre os dias 13 e 17 de maio, no Museu de Arte Contemporânea (MAC), no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia.

Além do apoio financeiro, o prêmio busca inserir os artistas em um ambiente estratégico do circuito das artes visuais, aproximando-os de galerias, curadores, colecionadores e instituições. A proposta é ampliar a visibilidade das produções e contribuir para a consolidação profissional dos participantes.

Segundo o coordenador geral de projetos da Casa Arte Plena e curador da feira, Sandro Tôrres, a FARGO tem desempenhado um papel relevante na articulação entre criação artística, mercado e pensamento contemporâneo no Centro-Oeste. “Ao longo de oito edições, a feira vem consolidando a região como um polo relevante no mapa da arte brasileira, promovendo conexões e estimulando a circulação de novos nomes. E o Prêmio Estímulo dialoga diretamente com esse movimento ao priorizar propostas com ambição experimental, consistência conceitual e inovação”, explica.

Inscrições e critérios para o Prêmio Estímulo FARGO 2026

Podem se inscrever artistas nascidos em Goiás ou residentes no estado há pelo menos dois anos, desde que não tenham participado de edições anteriores do prêmio. São aceitos projetos em diferentes linguagens, como pintura, escultura, gravura, desenho, fotografia, performance, arte digital e instalação.

A seleção será conduzida por uma comissão formada por profissionais do sistema das artes visuais, que avaliarão aspectos como originalidade, consistência conceitual, viabilidade técnica e trajetória dos candidatos.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio de formulário online no site oficial da FARGO. Os interessados precisam apresentar portfólio, currículo, comprovante de residência e um projeto artístico acompanhado de texto conceitual e imagens de referência.

A diretora da FARGO e sócia da Casa Arte Plena, Wanessa Cruz, ressalta que o evento também funciona como vitrine para artistas em início de carreira. “Recebemos, no ano passado, mais de 20 mil visitantes, com aproximadamente 30% do público vindo de outras cidades e Estados brasileiros, incluindo regiões Norte e Sudeste, sendo uma importante vitrine no mercado da arte. Além do público, estes artistas ganham a oportunidade de conhecer galerias de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, que também marcam presença com seus espaços durante a Feira”, ressalta.

FARGO
Foto: Sandro Tôrres, coordenador geral de projetos da Casa Arte Plena e curador da feira e Wanessa Cruz, diretora da FARGO e sócia da Casa Arte Plena

FARGO 2026

Criada em 2017, a Feira de Arte Goiás se consolidou como um dos principais eventos de difusão da arte contemporânea no Centro-Oeste. A iniciativa reúne artistas, galerias, curadores e colecionadores, contribuindo para fortalecer a produção regional e ampliar sua presença no circuito nacional.

Em 2026, a feira ocupará todo o complexo do Museu de Arte Contemporânea, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. A expectativa da organização é expandir ainda mais o alcance do evento e consolidar Goiânia como um polo emergente no cenário brasileiro das artes visuais.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

rosto

saúde

Seu rosto precisa mesmo seguir uma tendência? Médico explica os riscos de mudar a fisionomia por influência das redes

Autor de "Seu rosto não é moda" explica por que o algoritmo sabe o que está na moda, mas não o q...
Drauzio Varella tentará cadeira na Academia Brasileira de Letras

após Sessão da Saudade

Drauzio Varella tentará cadeira na Academia Brasileira de Letras

Médico e escritor de 83 anos pretende concorrer à vaga 32, que pertenceu a Ariano Suassuna antes d...
Amigo de piloto diz que helicóptero de Rick tinha problemas

JÁ TINHA RELATADO FALHAS

Amigo de piloto diz que helicóptero de Rick tinha problemas

Homem afirmou que piloto já havia relatado falhas principalmente em dias de chuva; documentos apont...
Sertanejo Série A reúne Maiara & Maraisa e Naiara Azevedo em Goiânia

SERTANEJO

Sertanejo Série A reúne Maiara & Maraisa e Naiara Azevedo em Goiânia

Festival será realizado no estacionamento do Estádio Serra Dourada no dia 12 de dezembro
Netflix renova Casamento às Cegas Brasil e nova temporada terá cenas em Goiás

REALITY SHOW

Netflix renova Casamento às Cegas Brasil e nova temporada terá cenas em Goiás

Sexta temporada já foi gravada e deverá estrear em 2027, novamente com Camila Queiroz e Klebber To...
Sandy e Junior estariam preparando show especial em São Paulo

ANO QUE VEM

Sandy e Junior estariam preparando show especial em São Paulo

Possível apresentação em um estádio de São Paulo marcaria os 20 anos do fim da dupla; detalhes ...
Horóscopo do dia (25/09): veja as previsões para o seu signo

ASTROS

Horóscopo do dia (24/09): veja as previsões para o seu signo

Harmonia entre Lua e Vênus favorece os relacionamentos, mas tensão com Urano pede cuidado com deci...
triglicérides

saúde

O que são triglicérides e por que o álcool é um dos principais vilões da alteração

Cardiologista explica que valores acima de 150 mg/dL já são considerados alterados e que mudança ...