Prefeitura de Goiânia cobra explicações e avalia permanência da OS na Maternidade Célia Câmara
Secretaria de Saúde detalha problemas na unidade, cobra respostas de organização social e afirma que está preparada para garantir a continuidade dos serviços
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde desta quarta-feira (1º/4) uma entrevista coletiva para detalhar o atual cenário do Hospital e Maternidade Célia Câmara e apresentar as medidas adotadas pela gestão para o restabelecimento dos serviços na unidade.
De acordo com o médico e assessor técnico da SMS, Frank Cardoso, a pasta monitora de forma contínua as condições estruturais, assistenciais e operacionais da maternidade. “O cuidado materno infantil é prioridade para o prefeito Sandro Mabel e vamos assegurar a regularidade da assistência na unidade, obedecendo aos princípios da eficiência, continuidade do serviço público e dignidade da pessoa humana”, diz o médico.
Durante a reunião realizada na manhã desta quarta-feira (1º/4), a Secretaria Municipal de Saúde discutiu com a organização social as falhas apontadas em denúncias recentes e cobrou esclarecimentos imediatos.
De acordo com Frank, “hoje pela manhã foi discutido com a organização social sobre essas falhas que foram mencionadas, essas falhas que tiveram em denúncia e foi solicitada a organização social para que desse uma devolutiva quanto a isso”.
Segundo ele, não houve definição de prazo formal para resposta, devido ao caráter emergencial da situação. “Isso foi de imediato, uma situação de emergência, então nós precisaríamos receber esses documentos o quanto antes”, afirmou. Até o momento, porém, a documentação solicitada ainda não foi entregue.
Sobre os próximos passos, ele destacou que a prioridade é garantir o funcionamento da unidade. “A agenda agora é a manutenção do serviço. Então a secretaria passa agora a atuar full time para manutenção do serviço. Nós precisamos manter o serviço”, disse.
Ainda segundo o assessor, a reunião também teve como objetivo avaliar a permanência da organização social na gestão. “Essa reunião de hoje foi pautada para conseguir entender a situação da organização social. Então foram solicitados para eles enviarem documentos, enviarem material, e para que se discutisse sobre essa permanência deles no serviço”, explicou.
Hospital e Maternidade Célia Câmara
