sábado, 31 de outubro de 2026
VIOLAÇÃO DA SOBERANIA

Flávio Bolsonaro é alvo de denúncia na PGR após envio de relatório a autoridades dos EUA

Representação apresentada por deputado petista Lindbergh Farias aponta possível violação da soberania nacional e uso indevido de informações sensíveis

Bruno Goulartpor em
Flávio Bolsonaro
Senador já havia defendido que os Estados Unidos exercessem “pressão diplomática” sobre o Brasil. Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

O pré-candidato à presidência da República, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) passou a ser alvo de uma denúncia na Procuradoria-Geral da República (PGR) após admitir ter enviado um relatório de inteligência brasileiro a autoridades dos Estados Unidos. A representação foi protocolada pelo deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), que aponta possível violação da soberania nacional e uso indevido de informações consideradas sensíveis.

De acordo com o documento, classificado como “reservado”, o material foi encaminhado por Flávio Bolsonaro à Embaixada dos Estados Unidos, à Casa Branca e ao senador norte-americano Marco Rubio. Agora, caberá à PGR analisar o caso e decidir se há indícios de crime, como quebra de sigilo ou atentado contra interesses nacionais.

Flávio Bolsonaro defendeu pressão dos EUA sobre Brasil

Além disso, o senador já havia defendido que os Estados Unidos exercessem “pressão diplomática” sobre o Brasil, sugerindo que o país fosse monitorado internacionalmente. Esse posicionamento também foi incluído na denúncia como um dos pontos que reforçam a gravidade da situação.

Leia mais:

Mensagens revelam que Vorcaro minimizou crise do Banco Master antes da liquidação pelo BC

Em ano eleitoral, governo Lula mantém relação pragmática com Congresso

Em paralelo, Lindbergh também acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ex-deputado Eduardo Bolsonaro. A ação menciona declarações em que ele teria buscado apoio de autoridades estrangeiras para questionar o sistema eleitoral brasileiro e pede medidas como prisão preventiva, extradição — já que ele reside atualmente nos Estados Unidos — e inclusão do nome na lista da Interpol.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
denúncia Flávio Bolsonaro PGR soberania nacional

Veja também

Articulações começam a movimentar disputa da Prefeitura de Goiânia em 2028 

Próximo pleito à vista

Articulações começam a movimentar disputa da Prefeitura de Goiânia em 2028 

Com fim do pleito de 2026, partidos e personagens políticos da Capital já visam projetos que miram...
Alcolumbre marca votação da PEC da Segurança e reabre debate sobre maioridade penal

Senado

Alcolumbre marca votação da PEC da Segurança e reabre debate sobre maioridade penal

Senado vota PEC da Segurança na terça e pode discutir punição a menores de idade
Caiado

Risco de debandada

Caiado pode levar para o PSD a força política que construiu no União Brasil

Saída do ex-governador abre disputa por prefeitos e lideranças municipais; enquanto PSD tenta ampl...
Reeleição de Lula dificulta negociação do DF para salvar o BRB

CRISE NO BANCO

Reeleição de Lula dificulta negociação do DF para salvar o BRB

Governo de Celina Leão mantém estratégia para obter garantia da União em empréstimo bilionário...
Palácio do Itamaraty

Relações exteriores

Itamaraty convoca diplomata argentina para cobrar explicações sobre fuga de Flávio Bolsonaro

Governo brasileiro quer esclarecimentos sobre possível participação da Argentina na saída do sen...
Indígenas cobram de Lula demarcação de todas as terras até 2030

Carta Aberta

Indígenas cobram de Lula demarcação de todas as terras até 2030

Em carta ao presidente, organizações pedem avanço na regularização de 73 territórios e cobram ...
Celina Leão promete mudanças no GDF e diz que ainda precisa concluir transição

POLÍTICA

Celina Leão promete mudanças no GDF e diz que ainda precisa concluir transição

Governadora reeleita afirma que novo mandato terá uma “transição de verdade” e cita recupera�...
Fachin

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Fachin devolve investigação sobre fraudes no INSS a Mendonça e mantém caso Master na presidência do STF

Decisão mantém temporariamente sob responsabilidade da Presidência da Corte as apurações sobre ...